O santuário e a lei

 Lições da Bíblia1:

1. O que está na arca da aliança, no lugar santíssimo do santuário? Ap 11:19; Êx 25:16; 31:18; Ap 12:17

Ap 11:19 (NAA)2: “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da sua aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e forte chuva de granizo.”

Êx 25:16 (NAA)2: “E você porá na arca o testemunho, que eu lhe darei.

Êx 31:18 (NAA)2: “Quando o Senhor acabou de falar com Moisés no monte Sinai, deu a ele as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Ap 12:17 (NAA)2: “O dragão ficou irado com a mulher e foi travar guerra com o restante da descendência dela, ou seja, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.”

O Dia da Expiação era um dia de juízo. Israel devia participar desse evento com arrependimento, exame de consciência e abstenção do trabalho (Lv 23:29-31). Somente nesse dia, o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo para fazer expiação pelo pecado. No compartimento mais interior do santuário, estava a arca da aliança. Nela havia os Dez Mandamentos, escritos em tábuas de pedra. A tampa dourada da arca era chamada de propiciatório, onde se aspergia sangue para purificar o santuário do pecado. A presença de Deus Se manifestava na Shekinah, a glória divina sobre o propiciatório. Cada sacrifício oferecido revelava a misericórdia de Deus para com o ser humano pecador, mas o Dia da Expiação mostra que o pecado é lembrado até o dia do juízo (Hb 10:3). De fato, o pecado seria completamente removido séculos depois, somente por meio do sangue de Cristo, quando Ele morreu na cruz. É pela fé em Seu sangue que podemos ser purificados do pecado (1Pe 1:18, 19). Na presença de Deus, a misericórdia e a justiça combinam-se harmoniosamente.

Ao olhar para o santuário celestial, João viu “o santuário de Deus” e a “arca da Sua aliança” (Ap 11:19). Ellen G. White escreveu: “Dentro do santo dos santos, no santuário celestial, a lei divina está sagradamente guardada – a lei que foi pronunciada pelo próprio Deus em meio aos trovões do Sinai e escrita por Seu próprio dedo nas tábuas de pedra. A lei de Deus que se encontra no santuário celestial é o grandioso original, do qual os preceitos inscritos nas tábuas de pedra, registrados por Moisés no Pentateuco, eram uma cópia exata. Os que chegaram à compreensão desse ponto importante foram levados a ver o caráter sagrado e imutável da lei divina” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 365).

À medida que os primeiros crentes adventistas estudavam os ensinamentos bíblicos sobre o santuário, perceberam o significado da lei de Deus e do sábado. Eles raciocinaram que, se a lei de Deus tinha sido retratada na arca da aliança no santuário celestial, certamente não podia ter sido eliminada na cruz.

O movimento de rotação da Terra, que ocorre a 1.609 km por hora, traz a nós o sábado a cada semana, sem exceção. O que isso nos diz sobre a importância da doutrina da criação? Que outra doutrina tem um lembrete tão poderoso e recorrente?

Domingo, 26 de maio de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos

Onde está Deus?