A besta da terra

 Lições da Bíblia1:

7. Leia Apocalipse 13:11-18. Quais são as diferenças entre a segunda besta e a primeira de Apocalipse 13?

Apocalipse 13:11-18 (ARA)2: “11 Vi ainda outra besta emergir da terra. Tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. 12 Ela exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença e faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal havia sido curada. 13 Também opera grandes sinais, de maneira que até faz descer fogo do céu sobre a terra, diante de todas as pessoas. 14 Seduz aqueles que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que foi ferida à espada e sobreviveu. 15 E lhe foi concedido poder para dar vida à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse morrer todos os que não adorassem a imagem da besta. 16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. 18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de ser humano. E esse número é seiscentos e sessenta e seis.”

A primeira besta surge “do mar”; a segunda vem “da terra” (Ap 13:11). O mar representa “povos, multidões, nações e línguas” (Ap 17:15). A terra, então, representa uma área escassamente povoada. A segunda besta surge perto do fim do período em que a primeira besta exerce autoridade (Ap 13:5), ganhando destaque por volta de 1798 d.C.

Os Estados Unidos se encaixam precisamente nessa descrição. O país declarou sua independência em 1776 d.C., adotou a constituição em 1789 d.C. e foi reconhecida como potência mundial no fim do século 19.

“Vi ainda outra besta emergir da terra. Tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão” (Ap 13:11). Chifres na profecia simbolizam poder. Ao contrário da primeira besta, esta besta não tem coroas em seus chifres, sugerindo que não é uma monarquia. Os dois chifres representam os dois princípios governamentais primários que são a fonte do poder e do sucesso dos Estados Unidos – a liberdade política e religiosa.

8. Que mudança vemos nessa besta, e como ela fala? Ap 13:11, 12

Ap 13:11, 12 (NAA)2: “11 Vi ainda outra besta emergir da terra. Tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. 12 Ela exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença e faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal havia sido curada.”

Essa nação gentil e semelhante a um cordeiro, no fim fala como um dragão. Ela exerce “toda a autoridade da primeira besta” (Ap 13:12) e abandona seus princípios de liberdade religiosa, fazendo com que “a Terra e os seus habitantes adorem a primeira besta” (Ap 13:12). Os Estados Unidos serão os primeiros a exigir que todos na Terra adorem a primeira besta, reconhecendo a autoridade espiritual e secular do papado. De acordo com essa profecia, os Estados Unidos formam uma imagem para a besta – uma união entre Igreja e Estado – e exigirá que todos adorem essa imagem.

É interessante notar que, na época em que foram identificados pela primeira vez como esse poder da besta, os Estados Unidos não estavam nem perto de ser o gigante militar e econômico que se tornaram e permanecem sendo no presente.

A instabilidade política da América pode um dia levar ao cumprimento dessa profecia?

Quinta-feira, 13 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos

Onde está Deus?