Morte no Antigo Testamento

 Lições da Bíblia1:

3. Leia os Salmos 6:5; 115:17; 1 Reis 2:10; 11:43 e 14:20. O que esses versos ensinam sobre o estado dos mortos?

Salmo 6:5 (NAA)2: “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?

Salmo 115:17 (NAA)2: “Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio podem fazer isso.”

1 Reis 2:10 (NAA)2: “Davi morreu e foi sepultado na Cidade de Davi.”

1 Reis 11:43 (NAA)2: “Salomão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai, e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.”

1 Reis 14:20 (NAA)2: “Foi de vinte e dois anos o tempo que Jeroboão reinou. Ele morreu, e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.

O AT não ensina a imortalidade da alma. Não ensina que, após a morte, os fiéis voam para o Céu, para a eternidade, ou que, após a morte, os infiéis descem ao inferno, onde queimam eternamente. Ensina que a morte é um sono. A Bíblia usa a expressão “descansou (dormiu) com seus pais” (1Rs 2:10; 14:20) para descrever a morte dos patriarcas, e “sono da morte” (Sl 13:3; Sl 90:5). Referindo-se à morte, Jó falou de não acordar do sono (Jó 14:12). O salmista escreveu: “Eu, porém, na justiça contemplarei a Tua face; quando acordar, me satisfarei com a Tua semelhança” (Sl 17:15).

Quando o exército assírio foi derrotado, a morte dos soldados foi chamada de “sono profundo” (Sl 76:6). A ideia dos mortos como espíritos desencarnados pairando para se comunicar com os vivos não é um conceito bíblico, mas puro paganismo.

A falha em entender a verdade sobre a morte nos deixa vulneráveis aos enganos de Satanás. “Muitos terão que encarar espíritos de demônios personificando parentes ou amigos queridos e declarando as mais perigosas heresias. Esses visitantes apelarão para nossos mais profundos sentimentos e realizarão milagres para apoiar suas declarações. Devemos estar preparados para resistir a eles com a verdade bíblica de que os mortos nada sabem e de que os que aparecem dessa maneira são espíritos de demônios” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 465, 466).

4. Leia Daniel 12:2 e Jó 19:25, 26. Que elementos sobre o estado dos mortos são acrescentados por esses versos?

Daniel 12:2 (NAA)2: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, outros para vergonha e horror eterno.”

Jó 19:25, 26 (NAA)2: “25 Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. 26 Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.”

A morte é um descanso até a ressurreição. Não há espíritos desencarnados pairando para se comunicar com os vivos. Embora os pagãos acreditassem no mundo espiritual, os israelitas entendiam a morte como um sono até a manhã da ressurreição.

Embora lamentemos pelos mortos, precisamos nos consolar com o fato de que, depois que os fiéis fecham os olhos, não importa quanto tempo demore, o que verão assim que acordarem será a segunda vinda de Jesus. Nesse momento, seu primeiro pensamento será: “Cristo já voltou!”

Segunda-feira, 03 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Iluminados pelo Espírito