Morte no Novo Testamento

 Lições da Bíblia1:

5. Como a descrição da morte no NT se compara com a do AT? Jo 11:11-14, 21-25; 2Tm 1:10; 1Co 15:51-54; 1Ts 4:15-17

Jo 11:11-14, 21-25 (NAA)2: 11 Tendo dito isso, acrescentou: — Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. 12 Então os discípulos disseram: — Senhor, se dorme, estará salvo. 13 Jesus falava da morte de Lázaro, mas eles pensavam que tivesse falado do repouso do sono. 14 Então Jesus lhes disse claramente: — Lázaro morreu. […] 21 Então Marta disse a Jesus: — Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido. 22 Mas também sei que, mesmo agora, tudo o que o senhor pedir a Deus, ele concederá. 23 Jesus disse a ela: — O seu irmão há de ressurgir. 24 Ao que Marta respondeu: — Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. 25 Então Jesus declarou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”

2Tm 1:10 (NAA)2: “e manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus. Ele não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.

1Co 15:51-54 (NAA)2: “51 Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘Tragada foi a morte pela vitória.’”

1Ts 4:15-17 (NAA)2: “15 E, pela palavra do Senhor, ainda lhes declaramos o seguinte: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo nenhum precederemos os que já morreram. 16 Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

O AT e o NT usam o sono como símbolo da morte. Pelo menos 53 vezes na Bíblia a palavra “sono” é equiparada à morte. Os escritores bíblicos concordam que não há existência consciente em uma suposta alma imortal que deixaria o corpo após a morte. O NT reforça uma dimensão já sugerida no AT: a ressurreição gloriosa no retorno de Cristo.

Os evangelhos enfatizam que a vida eterna está somente em Cristo. Os demônios do inferno não podem roubar dos crentes a certeza da vida eterna. Cristo venceu a morte na cruz. A sepultura não pode conter suas vítimas. A ressurreição de Cristo é a garantia de que os fiéis um dia serão ressuscitados em Seu retorno.

Paulo declarou: “Se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a fé que vocês têm, e vocês ainda permanecem nos seus pecados. E ainda mais: os que adormeceram em Cristo estão perdidos” (1Co 15:16-18). Que sentido haveria nesses versos se os mortos já estivessem na bem-aventurança do Céu? Qual seria o sentido da expressão “estão perdidos” se os mortos já estivessem no Céu?

Na verdade, a argumentação de Paulo é que a ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa ressurreição, e que, sem a ressurreição, “é vã a fé que [temos], e [ainda permanecemos nos nossos] pecados”, e os mortos permanecem no pó, perdidos.

Esses versos se encaixam perfeitamente com outros textos bíblicos sobre a esperança que temos da ressurreição na volta de Jesus, quando receberemos a “herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos Céus para [nós]” (1Pe 1:4). Se, no entanto, os mortos já estão no Céu, por que Pedro falou de uma herança “reservada nos Céus”? Os fiéis do NT ansiavam a vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos, e essa esperança os inspirou à fidelidade nas provações da vida.

Por que a ressurreição é uma esperança poderosa para os cristãos? E se tivéssemos a cruz sem a ressurreição? Teríamos esperança?

Terça-feira, 04 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos

Onde está Deus?