Mais uma praga

 Lições da Bíblia1:

Amós declarou que “certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Am 3:7). Por meio de Moisés, Deus revelou ao Faraó o que aconteceria a seguir. A advertência mais solene foi dada ao Faraó: seria um justo juízo sobre o orgulho, a exploração, a violência e a idolatria (tudo o que havia desencadeado essas calamidades sobre o Egito).

1. Que advertência o Senhor fez antes de executar o juízo sobre o Egito? Êx 11

Êx 11 (NAA): 1 O Senhor disse a Moisés: — Trarei só mais uma praga sobre Faraó e sobre o Egito. Então ele os deixará sair daqui. E, quando deixar que vocês saiam, é certo que ele os expulsará totalmente. 2 Fale, agora, aos ouvidos do povo que todo homem peça ao seu vizinho e que toda mulher peça à sua vizinha objetos de prata e de ouro. 3 E o Senhor fez com que o seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios. Além disso, o próprio Moisés era homem famoso na terra do Egito, aos olhos dos oficiais de Faraó e aos olhos do povo. 4 Moisés disse: — Assim diz o Senhor: “Perto da meia-noite passarei pelo meio do Egito. 5 E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até o primogênito da escrava que mói a farinha, e todo primogênito dos animais. 6 Haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve antes, nem haverá jamais. 7 Porém contra nenhum dos filhos de Israel, desde os homens até os animais, nem mesmo um cão rosnará, para que vocês saibam que o Senhor fez distinção entre os egípcios e os israelitas.” 8 E Moisés continuou: — Então todos esses seus oficiais descerão a mim e se inclinarão diante de mim, dizendo: “Saiam daqui, você e todo o povo que o segue.” E, depois disto, sairei. E, enfurecido, Moisés se retirou da presença de Faraó. 9 Então o Senhor disse a Moisés: — Faraó não vai ouvir vocês, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito. 10 Moisés e Arão fizeram todas essas maravilhas diante de Faraó. Mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não permitiu que os filhos de Israel saíssem da sua terra.

Deus deu tempo aos egípcios, três dias de escuridão (Êx 10:22, 23), para refletirem sobre os eventos recentes e compreenderem seu significado. Ele também ofereceu uma última advertência explícita, dando a eles uma derradeira chance de fazer o que era certo.

No entanto, Êxodo 11:8 relata que “enfurecido, Moisés se retirou da presença de Faraó”. Mas por que ele ficou tão enfurecido? Provavelmente porque sabia que a tragédia da décima praga atingiria muitos inocentes – tudo por causa da teimosia do Faraó.

Além disso, o número dez possui um simbolismo significativo na Bíblia, representando plenitude ou completude (por exemplo, os Dez Mandamentos são uma revelação completa da lei moral divina). De forma semelhante, as dez pragas do Egito representam a manifestação plena da justiça e retribuição de Deus.

O Senhor é o Juiz supremo e Se opõe ao orgulho, à injustiça, à discriminação, à arrogância, à exploração, à crueldade e ao egoísmo. Ele está ao lado dos que sofrem, daqueles que enfrentam abusos e maus-tratos e dos perseguidos. Deus aplicará a justiça, o que, na verdade, é uma das expressões de Seu amor (Sl 2:12; 33:5; 85:11; 89:14; 101:1; Is 16:5; Jr 9:24).

Nós também devemos expressar amor e justiça da melhor maneira possível. Contudo, podemos facilmente cair em extremos, seja de um lado ou de outro. Em nome de um suposto “amor”, podemos ignorar erros e questões que precisam ser corrigidos. Por outro lado, podemos aplicar a justiça de maneira fria e inflexível. Nenhum dos extremos é correto. Este é o ideal: “O que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus” (Mq 6:8).

Se não temos o equilíbrio perfeito, preferir o lado da misericórdia seria um erro?

Domingo, 27 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça