O Anjo do Senhor
Lições da Bíblia1:
O “Anjo do Senhor” apareceu a Moisés “numa chama de fogo, no meio de uma sarça” (Êx 3:2). Quem falou com ele “do meio da sarça” foi o próprio Senhor Jesus (Êx 3:4).
Não precisamos nos preocupar com o fato de que o Anjo do Senhor era Jesus Cristo. O termo anjo significa “mensageiro” (em hebraico, malakhi). Dependendo do contexto, “anjo” pode ser um ser angélico, humano ou divino (Ml 3:1). Em vários casos do Antigo Testamento (AT), o Anjo do Senhor é uma Pessoa divina (Gn 22:11, 15-18; 31:3, 11, 13; Jz 2:1, 2; 6:11-22; Zc 3:1, 2). O Anjo do Senhor não apenas falava em nome do Senhor, mas era o próprio Senhor – Jesus é o mensageiro de Deus, que nos transmite a palavra do Pai.
2. Leia Êxodo 3:7-12. Como Deus explicou a Moisés por que queria intervir em favor dos israelitas escravizados no Egito?
Êxodo 3:7-12 (NAA): 7 Então o Senhor continuou: — Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus feitores. Conheço o sofrimento do meu povo. 8 Por isso desci a fim de livrá-lo das mãos dos egípcios e para fazê-lo sair daquela terra e levá-lo para uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. 10 Agora venha, e eu o enviarei a Faraó, para que você tire do Egito o meu povo, os filhos de Israel. 11 Então Moisés perguntou a Deus: — Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? 12 Deus respondeu: — Eu estarei com você. E este será o sinal de que eu o enviei: depois que você tiver tirado o povo do Egito, vocês adorarão a Deus neste monte.
O sofrimento do povo de Deus no Egito é descrito de forma poética como um “gemido” e um profundo “clamor” por ajuda. Deus ouviu o clamor dos israelitas e revelou preocupação por eles (Êx 2:23-25). O Senhor os chamou de “Meu povo” (Êx 3:7). Ou seja, antes mesmo do Sinai e da confirmação da aliança, eles eram Seu povo, e Ele os faria habitar e prosperar (se obedecessem) na terra de Canaã, como havia prometido a seus antepassados.
Deus disse a Moisés que o estava enviando ao Faraó para cumprir uma tarefa específica: “Agora venha, e Eu o enviarei a Faraó, para que você tire do Egito o Meu povo, os filhos de Israel” (Êx 3:10). Novamente, Deus os chamou de “o Meu povo”.
Que tarefa gigantesca! Diante disso, Moisés reagiu com uma pergunta: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Êx 3:11). Compreendendo tudo o que iria acontecer e qual seria seu papel em tudo isso, Moisés se perguntou por que alguém como ele teria sido escolhido. Logo no início da história, temos uma indicação do caráter de Moisés, de sua humildade e do senso de indignidade para a tarefa que ele estava sendo chamado a fazer.
Por que a humildade e o senso de nossa própria indignidade são essenciais para quem deseja seguir o Senhor e fazer Sua vontade?
Segunda-feira, 07 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.