O nascimento de Moisés
Lições da Bíblia1:
5. Leia Êxodo 2:1-10. Qual foi o papel da providência e proteção de Deus na história do nascimento de Moisés?
Êxodo 2:1-10 (NAA)2: 1 Um homem da casa de Levi casou com uma mulher da mesma tribo. 2 A mulher ficou grávida e deu à luz um filho. Vendo que o menino era bonito, escondeu-o durante três meses. 3 Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, pegou um cesto de junco, tapou os buracos com betume e piche e, pondo nele o menino, largou o cesto no meio dos juncos à beira do rio. 4 A irmã do menino ficou de longe, para ver o que ia acontecer com ele. 5 A filha de Faraó desceu para se banhar no rio, e as moças que tinham vindo com ela passeavam pela margem. Quando ela viu o cesto no meio dos juncos, mandou que uma das criadas fosse buscá-lo. 6 Abrindo o cesto, viu a criança; e eis que o menino chorava. Ela teve compaixão dele e disse: — Este é um menino dos hebreus. 7 Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: — Quer que eu vá chamar uma das hebreias para que sirva de ama e crie esta criança para a senhora? 8 A filha de Faraó respondeu: — Vá. A moça foi e chamou a mãe do menino. 9 Então a filha de Faraó disse à mulher: — Leve este menino e amamente-o para mim; eu darei um salário para você. A mulher pegou o menino e o criou. 10 Quando o menino já era grande, ela o levou à filha de Faraó, da qual ele passou a ser filho. Esta lhe deu o nome de Moisés e disse: — Porque das águas o tirei.
O contexto histórico do nascimento e da vida de Moisés é emocionante, pois ele viveu durante o tempo da famosa 18a dinastia egípcia. Um rei dessa dinastia, Tutemés III, conhecido como o “Napoleão do Egito”, é considerado um dos Faraós mais importantes da história.
Embora estivesse sob ameaça de morte (Êx 1:22), Moisés era um bebê “bonito” (Êx 2:2; em hebraico, tob, literalmente, “bom”). O termo hebraico indica mais do que beleza externa, sendo usado, por exemplo, para descrever a obra de Deus durante a semana da criação, quando Ele declarou que tudo era “bom” (Gn 1:4, 10, 12, 18, 21, 25) e até mesmo “muito bom” (Gn 1:31).
Como uma espécie de nova criação, essa criança “boa” se tornaria, de acordo com o plano de Deus, o adulto que libertaria os hebreus da escravidão. Quando Moisés nasceu, em condições tão difíceis, quem poderia imaginar o futuro que o aguardava? No entanto, Deus cumpriria Suas promessas a Abraão, Isaque e Jacó. O Senhor havia feito uma aliança com eles de que daria a seus descendentes a terra prometida (Êx 2:24, 25). Décadas depois, Ele usaria esse bebê para cumprir Suas promessas.
Até então, a princesa egípcia Hatshepsut adotou Moisés como seu filho. O nome dado a Moisés tem origem egípcia, significando “filho de” ou “nascido de”, conforme refletido nos nomes de Faraós como Amés (“filho de Akh”) e Tutemés (“filho de Tote”). Moisés, em hebraico, é Mosheh, que significa “tirado” ou “puxado”. Sua vida foi milagrosamente poupada quando foi “tirado” do rio.
Sabemos pouco sobre a infância de Moisés. Após ser milagrosamente salvo e adotado por Hatshepsut, ele viveu os primeiros 12 anos com sua família hebreia. Moisés então recebeu a melhor educação egípcia, com o objetivo de prepará-lo para ser o próximo Faraó (Êx 2:7-9; Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 203, 204). É impressionante que, no final das contas, grande parte dessa educação seria inútil ou até mesmo prejudicial para o que realmente importava: o conhecimento de Deus e de Sua verdade.
Você está aprendendo algo que é irrelevante para o que realmente importa?
Quarta-feira, 02 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.