A entrega do Decálogo
Lições da Bíblia1:
3. Quais são os princípios do Decálogo e como ele está organizado? Êx 20:1-17
Êx 20:1-17 (NAA)2: 1 Então Deus falou todas estas palavras: 2 — Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 — Não tenha outros deuses diante de mim. 4 — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, 6 mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 — Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 — Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. 9 Durante seis dias você pode trabalhar e fazer toda a sua obra, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. 11 Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 — Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá. 13 — Não mate. 14 — Não cometa adultério. 15 — Não furte. 16 — Não dê falso testemunho contra o seu próximo. 17 — Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.
O Decálogo não começa com os mandamentos, mas com a ação de Deus para com Seu povo, revelando a graça (Êx 20:2). O Senhor primeiro mostrou Sua graça ao dar liberdade e salvação a Israel, e só então revelou Sua vontade. Os mandamentos deviam ser observados por amor e gratidão pelo que Deus havia feito pela nação.
A palavra-chave no Decálogo é “amor” (Rm 13:10). O mandamento supremo é o amor, expresso de dois modos: amor a Deus (Dt 6:5) e amor ao próximo (Lv 19:18).
Nos quatro primeiros mandamentos, o Decálogo explica o que significa amar a Deus; nos seis mandamentos seguintes, explica o que significa amar o próximo. O Decálogo começa com o princípio de honrar a Deus acima de tudo (amor vertical) e continua com o respeito aos outros (amor horizontal):
1. Honrar e reverenciar a Deus dando a Ele o primeiro e mais elevado lugar em todas as situações de nossa vida (primeiro mandamento).
2. Honrar e preservar a posição exclusiva de Deus e não substituí-Lo por algum ídolo de qualquer forma, seja física, simbólica ou espiritual. Nossas afeições mais puras pertencem ao Senhor (segundo mandamento).
3. Reverenciar o nome de Deus – Seu caráter e reputação (terceiro mandamento).
4. Honrar Seu dia de descanso e adoração – o sábado (quarto mandamento).
5. Respeitar os pais (quinto mandamento).
6. Respeitar a vida (sexto mandamento).
7. Respeitar o casamento (sétimo mandamento).
8. Respeitar a propriedade das pessoas (oitavo mandamento).
9. Respeitar a reputação dos outros (nono mandamento).
10. Respeitar a si mesmo para que nenhum desejo egoísta manche seu caráter (décimo mandamento).
Jesus disse: “Se vocês Me amam, guardarão os Meus mandamentos” (Jo 14:15; 1Jo 4:20, 21). A verdadeira obediência é uma expressão de amor e gratidão para com o Senhor, um amor expresso poderosamente na forma como tratamos o próximo.
Terça-feira, 19 de agosto de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.