Diferentes funções da lei de Deus

 Lições da Bíblia1:

A lei de Deus revela Seu caráter, quem Ele é. Assim como Deus é santo, justo e bom, também é Sua lei. “A lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom” (Rm 7:12).

A lei é vista de maneira bastante positiva (Mt 5:17, 18; Jo 14:15; 1Co 7:19). Os escritores bíblicos escreveram poemas sobre a lei (Sl 119), cantaram sobre ela (Sl 19) e meditavam sobre ela dia e noite (Sl 1:2; Js 1:8). A lei nos ajuda a ficar longe do mal e nos concede sabedoria, entendimento, saúde, prosperidade e paz (Dt 4:1-6; Pv 2; 3).

1. A lei de Deus é como uma cerca que cria um grande espaço livre para a vida e mostra que, além de um limite específico, existem perigos, dificuldades, complicações e até mesmo morte (Gn 2:16, 17; Tg 2:12).

2. A lei também é como uma placa de sinalização que aponta para Jesus, o qual perdoa nossos pecados e transforma nossa vida (2Co 5:17; 1Jo 1:7-9). Ela é um paidagogos (“guardião”, NAA; ou “tutor”, NVI) que nos leva a Cristo (Gl 3:24).

4. Leia Tiago 1:23-25. O que esse texto diz e como essas palavras nos ajudam a perceber qual é a função e a importância da lei, mesmo que ela não possa nos salvar?

Tiago 1:23-25 (NAA)2: 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; 24 pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. 25 Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

Um espelho revela nossos defeitos, mas não pode removê-los. Mostra os problemas, mas não oferece solução para eles. Ocorre o mesmo com a lei de Deus. Tentar ser justificado diante de Deus guardando a lei seria como olhar para o espelho esperando que, mais cedo ou mais tarde, ele faça nossos defeitos desaparecerem.

Uma vez que a salvação é pela fé e não pelas obras, nem sequer as obras da lei, alguns cristãos concluem que a lei foi abolida e que não precisamos mais guardá-la. A Bíblia, no entanto, ensina que a lei define o que é pecado: “Eu não teria conhecido o pecado, a não ser por meio da lei” (Rm 7:7). Portanto, essa ideia é uma interpretação bastante equivocada da relação entre a lei e o evangelho. A existência da lei é exatamente o motivo pelo qual precisamos do evangelho.

Você tem sido bem-sucedido nas tentativas de obedecer à lei? Você a observa tão perfeitamente que poderia basear sua salvação nela? Se não, por que você precisa do evangelho?

Quarta-feira, 20 de agosto de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça