No monte Sinai

 Lições da Bíblia1:

2. Como Deus preparou Israel para receber os Dez Mandamentos? Êx 19:9-25

Êx 19:9-25 (NAA): 9 O Senhor disse a Moisés: — Eis que virei a você numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar com você e para que também creiam sempre em você. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do povo ao Senhor. 10 E o Senhor disse a Moisés: — Vá ao povo e consagre-o no dia de hoje e amanhã. Que eles lavem as suas roupas 11 e estejam prontos para o terceiro dia, porque no terceiro dia o Senhor, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai. 12 Marque ao redor do monte limites para o povo, dizendo: “Tomem cuidado para não subir o monte, nem tocar a sua extremidade. Todo aquele que tocar o monte será morto. 13 Mão nenhuma tocará nele. Se o fizer, será apedrejado ou flechado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar longamente a trombeta, então subirão o monte.” 14 Moisés desceu do monte para junto do povo e consagrou o povo; e lavaram as suas roupas. 15 E Moisés disse ao povo: — Estejam prontos no terceiro dia. Que até lá ninguém tenha relações com a sua mulher. 16 Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões e relâmpagos, uma espessa nuvem cobriu o monte, e ouviu-se um forte som de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial tremeu de medo. 17 E Moisés levou o povo para fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. 18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor havia descido sobre ele em fogo. A fumaça subia como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia com violência. 19 E o som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão. 20 O Senhor desceu sobre o monte Sinai, sobre o alto do monte. O Senhor chamou Moisés para o alto do monte e Moisés foi até lá. 21 E o Senhor disse a Moisés: — Desça e avise ao povo que não ultrapasse o limite até o Senhor para vê-lo, para evitar que muitos deles sejam mortos. 22 Também os sacerdotes, que se aproximam do Senhor, devem se consagrar, para que o Senhor não se volte contra eles. 23 Então Moisés disse ao Senhor: — O povo não poderá subir o monte Sinai, porque tu nos advertiste, dizendo: “Marque limites ao redor do monte e consagre-o.” 24 E o Senhor respondeu: — Vá, desça; depois você subirá, e Arão virá com você; porém os sacerdotes e o povo não devem ultrapassar o limite para subir ao Senhor, para que Deus não se volte contra eles. 25 Então Moisés desceu ao povo e lhe disse tudo isso.

Deus deu instruções sobre o fazer a fim de se preparar para a entrega da lei no Sinai. A pureza externa devia refletir a dedicação total a Deus. Israel precisava estar pronto para a manifestação da glória do Senhor. Esse evento foi acompanhado por “trovões e relâmpagos, uma espessa nuvem cobriu o monte, e ouviu-se um forte som de trombeta, de maneira” que o povo “tremeu de medo” (Êx 19:16).

Os Dez Mandamentos ocupam o centro da revelação divina e da ética bíblica. Eles formam a substância e o fundamento dos padrões divinos para toda a humanidade. Seus princípios são eternos e universais.

De acordo com o relato bíblico, o Decálogo foi proclamado por Deus (Êx 19:19; 20:1; Dt 5:4, 5, 24) e escrito por Ele (Êx 24:12; 31:18; Dt 5:22). Foi dado duas vezes a Moisés como uma dádiva especial (Êx 32:19; 34:1; Dt 10:1, 2).

O Decálogo é chamado de tábuas do “testemunho” (em hebraico, ‘edut; Êx 31:18) ou “palavras da aliança” (dibre habberit; Êx 34:28). Elas foram escritas nas “tábuas da aliança” (Dt 9:9, 11, 15). No texto original, o Decálogo nunca é chamado de “Dez Mandamentos” (em hebraico, “mandamentos” é mitzvot). Em vez disso, três vezes é chamado, literalmente, de “as Dez Palavras” (‘aseret haddebarim; Êx 34:28; Dt 4:13; 10:4). Essa expressão vem de dabar, que significa “palavra, sentença, assunto, coisa, discurso, história, promessa, declaração”.

A Bíblia apresenta duas versões do Decálogo, com diferenças muito pequenas: a primeira está registrada em Êxodo 20:1-17, e a segunda, em Deuteronômio 5:6-21. A segunda versão, apresentada oralmente por Moisés a Israel, foi dada quase 40 anos depois do Sinai, pouco antes de o povo entrar na terra prometida (Dt 1:3, 4; 4:44-47). Essas circunstâncias explicam as pequenas diferenças entre as duas versões.

Quando Paulo resumiu a lei de Deus como amor, ele citou o Decálogo (Rm 13:8-10). O amor é a essência da lei de Deus porque Ele é um Deus de amor (1Jo 4:16).

Como você entende a ideia de que os Dez Mandamentos são uma expressão do amor de Deus? O que isso significa? Como o amor de Deus é revelado neles?

Segunda-feira, 18 de agosto de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça