Alegrem-se sempre no Senhor

 Lições da Bíblia1

4. Leia Filipenses 4:4-7. Como podemos experimentar a “paz de Deus”?

Filipenses 4:4-7 (NAA)2: 4 Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se! 5 Que a moderação de vocês seja conhecida por todos. Perto está o Senhor. 6 Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocêspela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Depois de reforçar a necessidade de unidade (Fp 4:1-3), Paulo introduz um outro tema: alegrar-se no Senhor (Fp 4:4-7).

Quantas vezes você já ficou preocupado com algo que, no fim, desapareceu tão rapidamente como surgiu? Não foi por acaso que Jesus repetidamente nos aconselhou a não nos preocuparmos (Mt 6:25-34; 10:19). Pedro reforça esse princípio ao declarar: “Lancem sobre Ele todas as suas ansiedades, porque Ele cuida de vocês” (1Pe 5:7). Na verdade, o aumento dos problemas no mundo deveria nos encher de esperança, pois indica que a volta do Senhor está próxima (Mt 24:33; Lc 21:28; Tg 5:8).

A maneira de vencer a ansiedade, em qualquer situação, é apresentar tudo a Deus em oração, com fé (Fp 4:6, 7). Devemos confiar que nossas orações já foram ouvidas, mesmo antes de ver o resultado, pois Paulo nos orienta a orar “com ações de graças”. Além disso, ele usa a palavra “súplica” (grego, deesis), que se refere a momentos de grande necessidade e urgência (Lc 1:13; Fp 1:19; 1Tm 5:5; Tg 5:16). Nossas orações são apresentadas como “pedidos”, mas podemos ter certeza de que foram ouvidas, desde que sejam feitas “segundo a Sua vontade” (1Jo 5:14). Com essa confiança, podemos descansar e ter paz, sabendo que tudo o que colocamos diante de Deus está sob o Seu cuidado.

5. Como as passagens a seguir ampliam nossa compreensão sobre a paz de Deus? Sl 29:11; Is 9:6; Lc 2:14; Jo 14:27; 1Co 14:33

Sl 29:11 (NAA)2: O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa o seu povo com paz.

Is 9:6 (NAA)2: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”.

Lc 2:14 (NAA)2: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”

Jo 14:27 (NAA)2Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.

1Co 14:33 (NAA)2: porque Deus não é Deus de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,

A paz de Deus é algo que o mundo jamais poderá oferecer, pois vem da certeza de que recebemos o dom da vida eterna por meio de Jesus, nosso Salvador (Rm 5:1; 6:23). Essa paz transforma todas as áreas da vida e “excede todo entendimento” (Fp 4:7). Ela não pode ser compreendida apenas pela razão, como indica a palavra grega nous (“mente”) usada nesse verso.

Como você explicaria a alguém o que é experimentar a paz de Deus?

Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Estudando a Palavra