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Mostrando postagens de julho 18, 2010

Justificação e a Lei

Lições da Bíblia “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei” (Romanos 3:31). “Todos, em todos os tempos, têm a mesma necessidade de abandonar qualquer pensamento de praticar obras para a salvação mediante regras ou rituais. A salvação vem unicamente quando permitimos que Deus nos reconcilie pelo sangue que foi derramado por nós por Cristo Jesus. Deus é a fonte, tanto da justiça em Sua lei como da graça vista na morte expiatória de Jesus Cristo que nos salva do pecado.” “O apóstolo Paulo apresenta claramente a relação entre a fé e a lei, no novo concerto. Diz ele: ‘Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.’ Rom. 5:1. ‘Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.’ Rom. 3:31. ‘Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne’ - ou seja, ela não podia justificar o homem, porque em sua natureza pecaminosa este não a poderia guardar – ‘Deus, enviando

A Justiça de Cristo na Lei

Lições da Bíblia “A lei de Deus, pronunciada do Sinai com terrível solenidade, é para o pecador o pronunciamento de sua condenação. É da alçada da lei condenar, mas não existe nela nenhum poder para perdoar ou redimir. É ordenada para vida; os que andam em harmonia com os seus preceitos receberão a recompensa da obediência. Ela traz, porém, escravidão e morte aos que permanecem sob sua condenação. Tão sagrada e tão gloriosa é a lei que, quando Moisés voltou do monte santo, onde estivera com Deus, recebendo de Sua mão as tábuas de pedra, sua face refletia uma glória que o povo não podia contemplar sem sofrer, e Moisés viu-se obrigado a cobrir a face com um véu. A glória que resplandecia da face de Moisés era um reflexo da justiça de Cristo na lei. A lei em si não possui glória, mas nela Se acha incorporado Cristo. Não tem poder para salvar. É sem brilho, mas nela é representado Cristo, cheio de justiça e verdade. Os tipos e sombras do sistema sacrifical, com as profecias, deram aos

Fé e obras

Lições da Bíblia “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” (Rm 3:28). “No contexto histórico, em Romanos 3:28, Paulo estava falando da lei em seu sentido mais amplo do judaísmo. [...] Este verso é a conclusão de Paulo à afirmação de que a lei da fé exclui a jactância. Se a pessoa fosse justificada por suas próprias ações, poderia se jactar disso. Mas quando é justificada porque Jesus é o objeto de sua fé, então, o crédito pertence claramente a Deus, que justifica o pecador.” “Ninguém, a não ser Deus, pode subjugar o orgulho do coração humano. Não nos podemos salvar a nós mesmos. Não nos podemos regenerar. Nas cortes celestiais não se entoará o cântico: A mim que me amei a mim mesmo, e me lavei a mim mesmo, e me redimi, a mim seja glória e honra, a bênção e o louvor. Mas essa é a nota predominante do cântico entoado por muitos aqui neste mundo. Não sabem o que significa ser manso e humilde de coração; e não o querem saber, se o puderem

“Sua justiça”

Lições da Bíblia “a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação , mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.” (Rm 3:25-27). “A palavra grega, hilasterion, ocorre no Novo Testamento só aqui e em Hebreus 9:5, onde é traduzida como propiciatório . Como é usada em Romanos 3:25, descrevendo a oferta de justificação e redenção em Cristo, [...] propiciação parece representar o cumprimento de tudo o que era simbolizado pelo propiciatório no santuário do Antigo Testamento. Então, isso significa que, por meio de Sua morte sacrifical, Jesus é erguido como o meio de salvação e é representado como aquele que fornece a propiciação . Em resumo, significa que Deus fez

Graça e justificação. “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, [...]” (Rm 3:24).

Lições da Bíblia “sendo justificados gratuitamente, por sua graça , mediante a redenção que há em Cristo Jesus,” (Rm 3:24). (“Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.” Rm 3:24 Nova tradução na linguagem de hoje) “A palavra grega dikaioo, traduzida como justificar, pode significar fazer justo , declarar justo ou considerar justo . A palavra vem da mesma raiz de dikaiosune, justiça, e a palavra dikaioma, requisito justo. Somos justificados quando somos ‘declarados justos’ por Deus.” “Antes dessa justificação, a pessoa é injusta e, deste modo, inaceitável a Deus; depois da justificação, ela é considerada justa e, portanto, aceitável a Ele. E isso só acontece por meio da graça de Deus. Graça significa favor . Quando um pecador se volta para Deus em busca de salvação, é um ato de graça considerar ou declarar que essa pessoa é justa. É favor não merecido , e o que busca a Deus é justificado sem nenhum mérito de sua parte, sem nenhuma

Fé e justiça. “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;” (Rm 3:21).

Lições da Bíblia “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção,” (Rm 3:21-22). “Essa nova justiça é contrastada com a justiça da lei, que era a justiça com a qual os judeus estavam familiarizados. A nova justiça é chamada de “justiça de Deus”; isto é, uma justiça que vem de Deus, que Deus fornece, e a única que Ele aceita como verdadeira.” "’Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas àquele que não pratica, mas crê nAquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.’ Rom. 4:3-5. justiça é obediência à lei. A lei requer justiça, e esta o pecador deve à lei; mas é ele incapaz de a apresentar. A única maneira em que pode alcançar a justiça é pela fé. Pela fé pode ele apresentar a Deus o

As obras da lei. “Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda [...]” (Rm 3:20 Nova tradução na linguagem de hoje).

Lições da Bíblia “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado .” (Rm 3:19-20). “Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras .” (Rm 3:19-20 Nova tradução na linguagem de hoje). “Estar sob a lei significa estar sob sua jurisdição. No entanto, a lei revela as negligências e culpas de uma pessoa diante de Deus. A lei não pode remover essa culpa; o que ela pode fazer é levar o pecador a buscar um remédio para isso.” “Quem procura alcançar O Céu por suas próprias obras, guardando a lei, tenta uma imp