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Mostrando postagens de abril 18, 2021

Filhos da promessa

  Lições da Bíblia 1 “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28:20). “Certa vez, um pai e sua filha de dez anos passavam as férias no litoral. Um dia, eles saíram para nadar no mar e, embora ambos fossem bons nadadores, a alguma distância da costa, eles se separaram. O pai, percebendo que estavam sendo levados para águas profundas pela maré, gritou para a filha: ‘Maria, vou buscar ajuda em terra. Se você se cansar, vire-se de costas. Dá para flutuar o dia todo dessa maneira. Eu voltarei para buscá-la’. “Barcos e equipes de buscas se apressaram para o mar, procurando a garotinha. Muitos aguardavam com ansiedade. Quatro horas se passaram até que a menina foi encontrada, longe da praia. Ela estava flutuando calmamente de costas. Ao retornarem à praia com a preciosa carga, os socorristas foram recebidos com aplausos e lágrimas de alegria, mas a menina estava tranquila. Ela achou estranha a reação das pessoas e disse: ‘O papai disse que eu poderia flutuar o dia in

Uma aliança eterna – Estudo adicional

  Lições da Bíblia 1 Textos de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 125-131 (“O chamado de Abraão”); Atos dos Apóstolos, p. 188-200 (“Judeus e gentios”). O arco-íris é um sinal da aliança com Noé. Em Gênesis 17:10 descobrimos o sinal da aliança com Abraão. A circuncisão “se destinava: (1) a fazer distinção entre os descendentes de Abraão e os gentios (Ef 2:11), (2) a perpetuar a memória da aliança de Yahweh (Gn 17:11), (3) a promover o cultivo da pureza moral (Dt 10:16), (4) a representar a justiça pela fé (Rm 4:11), (5) a simbolizar a circuncisão do coração (Rm 2:29) e (6) a prefigurar o rito cristão do batismo” (Cl 2:11, 12; Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 1, p. 324). O arco-íris permanecerá como sinal da promessa até o fim, mas a circuncisão não. Segundo Paulo, a circuncisão foi recebida por Abraão como sinal da justiça obtida pela fé (Rm 4:11). Porém, ao longo dos séculos, a circuncisão passou a significar salvação pela obediência à lei. Nos tempos do Novo Test

Obrigações da aliança

  Lições da Bíblia 1 “Porque Eu o escolhi para que ordene aos seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo, para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que lhe prometeu” (Gn 18:19). Como vimos até agora, a aliança é sempre uma aliança de graça, em que Deus faz por nós o que jamais poderíamos fazer por nós mesmos. Não há exceção na aliança com Abraão. Em Sua graça, Deus escolheu Abraão como Seu instrumento para auxiliar na proclamação do plano da salvação para o mundo. Entretanto, o cumprimento das promessas da aliança estava vinculado à disposição de Abraão de andar em justiça e obedecer ao Senhor pela fé. Sem essa obediência da parte de Abraão, Deus não poderia usá-lo. Gênesis 18:19 demonstra como a graça e a lei estão relacionadas. O verso inicia com a graça (“Eu o escolhi”) e é seguido pelo fato de que Abraão obedeceria ao Senhor e faria com que sua família também obedecesse. Fé e obras, portanto, aparecem aqui em uma u

Etapas da aliança (Gn 12:1, 2)

  Lições da Bíblia 1 Em Gênesis 12:1, 2 é revelada a primeira etapa da promessa da aliança de Deus a Abrão. Deus Se aproximou de Abrão, deu-lhe uma ordem, e então lhe fez uma promessa. A abordagem expressa o fato de Deus ter escolhido graciosamente Abrão para ser a primeira figura importante de Sua aliança especial de graça. A ordem envolve a prova da total confiança em Deus (Hb 11:8). A promessa (Gn 12:1-3, 7), embora feita especificamente aos descendentes de Abrão, inclui finalmente uma promessa a toda a humanidade (Gn 12:3; Gl 3:6-9). 3. A segunda etapa da aliança de Deus com Abrão aparece em Gênesis 15:7-18. Em quais versos encontramos alguns dos mesmos passos que apareceram na primeira etapa? Gênesis 15:7-18 (ARA) 2 : “7 Disse-lhe mais:  Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra.   8 Perguntou-lhe Abrão: Senhor Deus, como saberei que hei de possuí-la? 9 Respondeu-lhe:  Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, um

De Abrão a Abraão (Gn 17:4, 5)

  Lições da Bíblia 1 Embora os nomes de Deus apresentassem significado espiritual e teológico, isso não era uma exclusividade de Deus. Os nomes das pessoas no antigo Oriente Próximo não eram apenas formas de identificação sem sentido, como costumam ser para nós. Dar o nome de Maria ou Suzana a uma menina não faz muita diferença hoje. Contudo, para os semitas antigos, os nomes eram carregados de significado espiritual. Todos os nomes semíticos de pessoas tinham significado e geralmente consistiam numa frase ou sentença curta que compreendia um desejo ou uma expressão de gratidão por parte dos pais. Por exemplo, Daniel significa “Deus é juiz”; Joel significa “Javé é Deus” e Natã significa “Dom de Deus”. Devido ao significado atribuído aos nomes, estes costumavam ser alterados para refletir uma mudança radical na vida e nas circunstâncias da pessoa que levava o nome. 2. Procure os seguintes textos. Quais situações eles abordam e por que os nomes foram alterados nessas situações? Gn 32:28

‘El Shaddai

  Lições da Bíblia 1 “Quando Abrão atingiu a idade de noventa e nove anos, o SENHOR apareceu a ele e disse: – Eu sou o Deus Todo-Poderoso; ande na Minha presença e seja perfeito” (Gn 17:1). Yahweh já havia aparecido a Abrão várias vezes antes (Gn 12:1, 7; Gn 13:14; Gn 15:1, 7, 18). Então, em Gênesis 17:1, Yahweh apareceu nova-mente a Abrão, apresentando-Se como “Deus Todo-Poderoso” – um nome usado apenas no livro de Gênesis e no livro de Jó. Esse nome consiste primeiramente em ‘El, o nome fundamental de Deus entre os semitas. Embora o significado exato de Shaddai não seja totalmente certo, a tradução “Todo-Poderoso” parece ser a mais precisa (compare com Is 13:6 [“Uivai, pois está perto o Dia do Senhora; vem do Todo-Poderoso como assolação.”] e Jl 1:15 [“Ah! Que dia! Porque o Dia do Senhor está perto e vem como assolação do Todo-Poderoso.”]). A ideia crucial no uso desse nome parece ser a de contrastar a força e o poder de Deus com a fraqueza e fragilidade da humanidade. 1. Leia Gênesi

Yahweh e a aliança abraâmica

  Lições da Bíblia 1 “O Senhor disse também: – Eu sou o Senhor que o tirei de Ur dos caldeus, para lhe dar esta terra como herança”(Gn 15:7). Os nomes podem ser como marcas comerciais. Eles se tornam tão intimamente associados em nossa mente a certas características que, quando os ouvimos, lembramos imediatamente delas. Quais atributos vêm à mente, por exemplo, quando pensamos nestes nomes: Albert Einstein, Martin Luther King Jr., Gandhi ou Dorcas? Cada um deles está associado a certas características e ideais. Nos tempos bíblicos, as pessoas do Oriente Próximo atribuíam grande importância ao significado dos nomes. “Para os hebreus, o nome sem-pre foi um indicativo das características pessoais ou do pensamento e das emoções de quem dava o nome e, às vezes, das circunstâncias em que era dado” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 1, p. 555). Ao entrar em aliança com Abrão, Deus Se deu a conhecer ao patriarca sob o nome de YHWH (impresso como SENHOR, em maiúsculas, na ver-são