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Mostrando postagens de janeiro 31, 2021

A derrota dos assírios

  Lições da Bíblia 1 “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, somente Tu és o Deus de todos os reinos da Terra; Tu fizeste os céus e a Terra” (Is 37:16). Um homem magro anda descalço com seus dois filhos. Outra família leva os seus pertences numa carroça puxada por bois debilitados. Um homem conduz os bois, enquanto duas mulheres vão sentadas na carroça. Os menos afortunados não têm carroça; portanto, levam seus bens nos ombros. Há soldados por toda parte. Um aríete despedaça o portão da cidade. Arqueiros em cima do aríete atiram nos que defendem os muros. Reina ali desenfreada carnificina. Um rei assenta-se grandiosamente em seu trono, recebendo espólio e cativos. Alguns se aproximam dele com as mãos levantadas, implorando por misericórdia. Outros se ajoelham ou se curvam. As descrições dessas cenas com o rei começam com as palavras: “Senaqueribe, rei do mundo, rei da Assíria” e continuam com expressões como “assentou-se em um ­trono-nemedu [

Brincando de Deus – Estudo adicional

  Lições da Bíblia 1 “Será levantada a questão: recebemos a salvação de maneira condicional? Jamais chegamos até Cristo por condição. E se formos a Cristo, qual é a condição? É que, pela fé viva, nos apeguemos total e inteiramente aos méritos do sangue de um Salvador crucificado e ressurreto. Quando fazemos isso, realizamos as obras da justiça. Mas quando Deus chama o pecador em nosso mundo e o convida, não há condição; ele vai pelo convite de Cristo; a lógica não é que você tenha que responder para ir a Deus. O pecador vai, e ao ir e ver o Cristo levantado na cruz do Calvário, cuja impressão Deus coloca em sua mente, há um amor que ultrapassa qualquer coisa imaginável” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 6, p. 32). Perguntas para consideração Examine a citação de Ellen G. White acima, no contexto do estudo de quarta-feira. O que ela nos revela nessa citação? Observe, em sua declaração, os dois elementos da caminhada cristã: a fé e depois as obras. Como ela distinguiu uma da outra

Vitória final de Sião (Is 24–27)

  Lições da Bíblia 1 Após os oráculos contra nações específicas em Isaías 13–23, Isaías 24–27 descreve em escala mundial a derrota culminante dos inimigos de Deus e a libertação de Seu povo. 5. Por que a descrição da desolação da Terra (Is 24) se parece com a descrição dos eventos ligados aos mil anos após a segunda vinda de Cristo (Ap 20)? Isaías 24 (ARA) 2 : “1 Eis que  o Senhor vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores . 2 O que suceder ao povo sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua dona; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao credor, como ao devedor. 3  A terra será de todo devastada  e totalmente saqueada, porque o Senhor é quem proferiu esta palavra. 4  A terra pranteia e se murcha ; o mundo enfraquece e se murcha; enlanguescem os mais altos do povo da terra. 5  Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores , porquanto transgridem as

A porta dos Céus (Is 13; 14)

Lições da Bíblia 1 Em Isaías 14, há uma combinação de um insulto contra Satanás, a caída “estrela da manhã”, o “filho da alva” (Is 14:12), e um insulto contra o rei de Babilônia. Por quê? Compare com Apocalipse 12:1-9, em que um dragão identificado como Satanás (Ap 12:9) tenta destruir uma criança assim que ela nasce. Em Apocalipse 12:5, a criança é Cristo. Mas foi o rei Herodes que tentou matar Jesus quando Ele era bebê (Mt 2). Portanto, o dragão é Satanás e também o poder romano representado por Herodes, pois Satanás usa agentes humanos. Satanás também era o poder por trás do rei de Babilônia e do príncipe de Tiro. 4. Por que “Babilônia” se refere posteriormente a Roma (1Pe 5:13) e a um poder maligno no livro do Apocalipse (Ap 14:8; 16:19; 17:5; 18:2, 10, 21)? 1Pedro 5:13 (ARA) 2 : “Aquela que se encontra em  Babilônia , também eleita, vos saúda, como igualmente meu filho Marcos.” Apocalipse 14:8 (ARA) 2 : “Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a  grande Babilônia  q

A queda do rei do monte (Is 14)

Lições da Bíblia 1 Em resposta à queda de Babilônia (Is 13), que libertaria o povo de Deus (Is 14:1-3), Isaías 14:4-23 proferiu um insulto simbólico contra o rei de Babilônia (Mq 2:4; Hc 2:6). Esse insulto é poético, e não devia ser lido literalmente, pois retrata reis mortos cumprimentando seu novo colega no reino da morte, em que larvas e vermes eram sua cama e sua coberta (Is 14:9-11). Essa era uma forma dramática de dizer ao altivo rei que ele seria derrubado, assim como outros orgulhosos reis antes dele. Não é uma explicação sobre a condição dos mortos. 3. Como Isaías 14:12-14 poderia ser aplicado a um rei de Babilônia? Isaías 14:12-14 (ARA) 2 : “12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 Tu dizias no teu coração: Eu  subirei ao céu ;  acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono  e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; 14 subirei acima das mais altas nuvens e  serei semel

A decadência da grande Babilônia (Is 13:2-22)

  Lições da Bíblia 1 Em 626 a.C. o caldeu Nabopolassar restaurou a glória babilônica ao ­tornar-se rei de Babilônia, iniciando a dinastia neobabilônica e participando (com a Média) na derrota da Assíria. Seu filho, Nabucodonosor II, foi o rei que conquistou e exilou Judá. 2. Como Babilônia finalmente acabou? Dn 5 Daniel 5 (ARA) 2 : “1  O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.  2  Enquanto Belsazar bebia e apreciava o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo, que estava em Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.  3 Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas. 4 Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra. 5  No mesmo instante, apar

Sentença contra as nações (Is 13)

  Lições da Bíblia 1 Em Isaías 13:1, Isaías é apresentado como autor dessa nova seção do seu livro (compare com Is 1:1; 2:1). Os capítulos 13–23 contêm oráculos de juízo contra várias nações. 1. Por que as profecias contra as nações têm início com Babilônia? Assinale a alternativa correta: A.(  ) Porque o povo precisava perceber um perigo menos evidente à época. B.(  ) Porque Babilônia seria a primeira nação a ser destruída. Resposta sugestiva: Alternativa A. Em Isaías 10:5-34, já haviam sido anunciados juízos contra a Assíria, que representava o maior perigo nos dias de Isaías. Embora Isaías 14:24-27 reitere brevemente o plano do Senhor de destruir a Assíria, os capítulos 13–23 tratam principalmente de outras ameaças, sendo a advertência sobre Babilônia a mais importante. Dotada de um rico e antigo legado cultural, religioso e político, Babilônia posteriormente emergiu como a superpotência que conquistou e exilou Judá. Mas, da perspectiva humana do tempo de Isaías, não era facilmente