Verdade “aletheia”

Lições da Bíblia

“A palavra grega aletheia, traduzida como verdade, tem dois significados. Um é a verdade objetiva (fatos reais, verdade ou princípio), e o outro é a verdade subjetiva (verdade como excelência pessoal – sinceridade mental livre de afetação, fingimento, dissimulação, falsidade ou engano). Portanto, verdade é o que conhecemos, os fatos objetivos. Mas existe também o elemento subjetivo da verdade, que impõe a maneira de respondermos individualmente ao que aprendemos. Quando esses dois sentidos são reais em nossa vida, manifestamos a verdade como fruto do Espírito.”

Caso contrário, podemos dizer a verdade e até realizar atos objetivamente verdadeiros, entretanto sem inteireza de coração. Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração. (2 Crôn. 25:2). Esse verso bíblico se refere a Amazias, rei de Judá, comentando esse passagem bíblica diz Ellen G. White: "Tanto de Joás (2 Crón. 24: 2) como de Amasías se diz que fizeram ‘o que era reto ante os olhos de Jeová’, mas nenhum destes reis foi perfeito em sua conduta, pelo menos não o foi durante todo seu reinado. Em cada um se manifestaram notáveis debilidades e cada um teve que pagar o castigo de suas faltas.” (Disponível em: http://www.ellenwhitebooks.com/?t=2&l=28&p=26). Mesmo fazendo “o que era reto”, não fizeram tudo quanto poderiam ter feito e ou não fizeram melhor o que realizaram, faltou inteireza de coração.

“É por isso que ambos os elementos são cruciais para a experiência cristã. Precisamos conhecer a verdade objetiva básica como é achada em Jesus e, em seguida, precisamos da experiência subjetiva pessoal de ter a vida mudada por essa verdade.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Sábado, 13 de março de 2010.
Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos