O primeiro ébrio na Bíblia. “Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se [...]” (Gn. 9:20)
Lições da Bíblia
“Mas a visão de Deus sobre Noé era muito positiva. Em meio à maldade do mundo antediluviano, ‘Noé achou graça diante do Senhor’” (Gên 6:8).
“Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Gên. 6:9)
“Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.” (Gên. 6:22).
“Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gên. 7:1).
“Apesar da fidelidade e obediência de Noé e de fazer tudo o que Deus lhe pediu, outra história também foi registrada para nós.”
”Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.” (Gên. 9:20-27).
"O mundo tinha-se tornado tão corrupto através da condescendência com o apetite e aviltada paixão, nos dias de Noé, que Deus destruiu seus habitantes pelas águas do Dilúvio. Ao multiplicarem-se os homens sobre a Terra, a condescendência com o vinho causava uma pervertida intoxicação dos sentidos e preparava o caminho para o intoxicaste consumo de carne e o fortalecimento das paixões sensuais. Os homens se levantaram contra o Deus dos Céus; e suas faculdades e oportunidades foram devotadas à autoglorificação, ao invés de honrarem seu Criador. Satanás facilmente obteve acesso ao coração dos homens. Ele é um diligente estudioso da Bíblia e está mais familiarizado com as profecias do que muitos professos religiosos. Sabe que é de interesse manter-se bem informado sobre os revelados propósitos de Deus," (Ellen G. White, No Deserto da Tentação, p. 29).
"Devem estar sempre em nossa mente as palavras de Cristo: ‘E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam.’ Luc. 17:26 e 27. Em nossos dias, o apetite domina a mente e a consciência. Prevalece a glutonaria, o beber vinho e licores alcoólicos, o uso do fumo, mas os seguidores de Cristo serão temperantes no comer e beber. Não condescendem com o apetite a expensas da saúde e do crescimento espiritual." (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 297).
Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Domingo, 23 de maio de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.
Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.
Para impressão acesse arquivo em formato PDF
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.