Trabalho em excesso. "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." (Filipenses. 4:5).

Lições da Bíblia

“Os que fazem grande esforço para realizar justamente tanto trabalho em determinado tempo, e continuam a trabalhar quando seu juízo lhes diz que deviam descansar, jamais lucram. Estão vivendo de capital emprestado. Estão gastando a energia vital de que necessitarão num tempo futuro. E quando a energia que tão indiferentemente usaram lhes é exigida, fracassam por esta lhes faltar. Esgota-se a força física, fracassam as faculdades mentais. Reconhecem que se defrontam com a perda, mas não sabem qual é. Seu tempo de necessidade chegou, mas os recursos físicos estão esgotados. Todo aquele que viola as leis da saúde, em algum tempo sofrerá perda, em maior ou menor escala. Deus nos proveu de vigor constitucional, que será necessário em diferentes períodos da vida. Caso esgotemos indiferentemente essa energia pela contínua sobrecarga, em algum tempo seremos os prejudicados” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 397, 398).

"Os que fazem unicamente trabalho manual, labutam com freqüência em excesso, sem períodos de descanso; ao passo que a classe intelectual sobrecarrega o cérebro e sofre por falta do saudável vigor proporcionado pelo trabalho físico. Se a classe intelectual quisesse partilhar até certo ponto do fardo da classe operária, fortalecendo assim os músculos, a classe operária poderia fazer menos e dedicar uma parte de seu tempo à cultura mental e moral. Os que se ocupam em atividades sedentárias e literárias devem fazer exercício físico, mesmo que não necessitem trabalhar por razões financeiras. A saúde deve ser um incentivo suficiente para induzi-los a unir o trabalho físico ao mental." (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 181).

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Sexta-feira, 14 de maio de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos