Depressão e desespero. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? [...] (Sal 42:5).

Lições da Bíblia

“A depressão é um mal comum nos dias de hoje.”

“Precisamos aceitar os que sofrem esses desafios e evitar criticar e estigmatizar.”

Os textos bíblicos abaixo se referem respectivamente a dois grandes personagens bíblicos, Davi e Elias.

“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus? [...] Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.” (Sl 42:3,5).

“Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. (1 Reis 19:4).

“Esses dois campeões do Antigo Testamento tiveram ocasiões em que a vida foi escurecida pelas sombras opressivas do desespero. Davi passava dias e noites chorando. Elias tinha tendências suicidas, mas, em vez de tirar a própria vida, ele pediu que o Senhor executasse a ação [...]. Em Sua maneira constantemente graciosa, Deus tratou gentilmente tanto com Davi como com Elias. Davi foi impressionado de que devia colocar sua esperança em Deus (Sl 42:11), e o resultado foi uma vida cheia de louvor. Tendo-o alimentado com uma voz mansa e suave, Deus lembrou a Elias de sua missão e de onde vinha sua força.”

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.” (Sl 42:11).

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Domingo, 06 de junho de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos