Superiores promessas. Jesus “[...] Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” (Hebreus 8:6).

Lições da Bíblia

“Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” (Heb 8:6).

“Talvez a maior diferença entre a religião do Antigo Testamento e a do Novo seja o fato de que a era do Novo Testamento foi introduzida pela vinda do Messias, Jesus de Nazaré. Ele foi enviado por Deus para ser o Salvador. Os homens não podiam ignorá-Lo e esperar ser salvos. Unicamente mediante a expiação que Ele proveu eles poderiam ter o perdão de seus pecados. Só pela atribuição de Sua vida perfeita poderiam apresentar-se diante de Deus sem condenação. Em outras palavras, a salvação foi provida pela justiça de Jesus, e nada mais.”

Entretanto, “[...] os requisitos morais permanecem inalterados no Novo Testamento, porque esses foram fundados no caráter de Deus e de Cristo. A obediência à lei moral de Deus é tanto parte da Nova Aliança quanto da Antiga.”

“Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt 19:17).

“Às palavras: ‘Guarda os mandamentos’, o jovem respondeu: ‘Quais?’ Mat. 19:17 e 18. Supôs que fossem alguns preceitos cerimoniais; mas Cristo falava da lei dada no Sinai. Mencionou diversos mandamentos da segunda tábua do decálogo, e resumiu-os todos no preceito: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.’ Mat. 19:19.” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 391).

“Ao mesmo tempo, todo o corpo de leis cerimoniais e rituais, que eram distintamente israelitas, que estavam distintamente relacionadas com a Antiga Aliança, que apontavam Jesus, Sua morte e ministério sumo-sacerdotal, foi descontinuado, e uma nova ordem foi introduzida, baseada em “superiores promessas”.

A lei moral não foi abolida, os dez mandamentos, continuam válidos como expressão da vontade de Deus e devem ser guardados em resposta ao seu amor.

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.” (Ap 12:17).

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Ap 14:12).

“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.” (Tg 2:10, 11).

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Domingo, 04 de julho de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos