O Espírito em nós. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós [...]” (Rm 8:9).

Lições da Bíblia.

“Paulo continua seu tema, contrastando as duas possibilidades que as pessoas enfrentam em seu viver: Ou de acordo com o Espírito; isto é, o Espírito Santo de Deus, que nos é prometido, ou de acordo com sua natureza pecaminosa e carnal. Uma leva para a vida eterna; a outra, para morte eterna. Não existe meio-termo. Ou, como o próprio Jesus disse: “Quem não é por Mim é contra Mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Mt 12:30). É difícil deixar mais claro, ou mais preto no branco, do que isso.”

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8:9-14).

“A vida ‘na carne’ é contrastada com a vida ‘no Espírito’. A vida ‘no Espírito’ é controlada pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo. Neste capítulo, Ele é chamado de Espírito de Cristo, talvez no sentido de que é representante de Cristo, e por meio dEle Cristo habita no cristão (v. 9, 10).”

“Nestes versos, Paulo volta a uma figura que usou em Romanos 6:1-11. Figurativamente, no batismo ‘o corpo do pecado’; isto é, o corpo que servia ao pecado, é destruído. O 'velho homem’ é crucificado com Ele’ (v. 6). Como no batismo, não existe um sepultamento, apenas, mas também uma ressurreição; portanto, a pessoa batizada ressurge para andar em novidade de vida. Isto significa matar o velho eu, uma escolha que temos que fazer por nós mesmos, cada dia, momento a momento. Deus não destrói a liberdade humana. Mesmo depois que o velho homem do pecado é destruído, ainda é possível pecar. Aos colossenses, Paulo escreveu: ‘Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês’ (Cl 3:5, NVI).”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Quarta-feira, 25 de agosto de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos