O homem de Romanos 7. “[…] na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. (Rm 7:18).

Lições da Bíblia.

“Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.” (Rom. 7:16-17).

“Usando a lei como um espelho, o Espírito Santo convence a pessoa de que está desagradando a Deus ao não cumprir os requisitos da lei. Pelos esforços para atender a esses requisitos, o pecador mostra que concorda que a lei é boa.”

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.” (Rom. 7:18-20).

“A fim de impressionar a pessoa sobre sua necessidade de Cristo, o Espírito Santo frequentemente leva a pessoa através de um tipo de “Experiência da Antiga Aliança”. Ellen G. White descreve assim a experiência de Israel: “O povo não compreendia a pecaminosidade de seu coração, e que sem Cristo lhe era impossível guardar a lei de Deus; e prontamente entrou em concerto com Deus. Entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça, os filhos de Israel declararam: ‘Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos’ (Êx 24:7). Haviam testemunhado a proclamação da lei, com terrível majestade, e tremeram aterrorizados diante do monte e, no entanto, se passaram apenas algumas semanas antes que violassem seu concerto com Deus e se curvassem para adorar uma imagem esculpida. Não poderiam esperar o favor de Deus mediante um concerto que tinham violado; e agora, vendo sua índole pecaminosa e necessidade de perdão, foram levados a sentir que necessitavam do Salvador revelado no concerto abraâmico” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 371, 372).

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Quarta-feira, 18 de agosto de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos