O segundo Adão. “[...] por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” (Rm 5: 19).
Lições da Bíblia.
“Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos” (Rm 5:18, 19).
“Como seres humanos, não recebemos de Adão nada a não ser a sentença de morte. Mas Cristo Se adiantou e passou pelo terreno em que Adão caiu, superando cada prova em lugar do ser humano. Ele redimiu o vergonhoso fracasso e a queda de Adão e, assim, como nosso substituto, nos apresentou em condições vantajosas diante de Deus. Consequentemente, Jesus é o ‘segundo Adão’”.
“Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.” (Rom. 5:15-17).
A “[...] palavra dom ocorre quatro vezes nos versos 15 a 17 (a palavra dádiva ocorre 5 vezes na NVI). Quatro vezes! A lição é simples: Paulo enfatiza que a justificação não é comprada; ela vem como um presente. É algo que não merecemos, de que não somos dignos. Como todos os presentes, temos que aceitá-la e, no caso deste dom, nós o buscamos pela fé.”
Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Quinta-feira, 05 de agosto de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.
Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.
Para impressão acesse arquivo em formato PDF
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.