Histórias e histórias. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino [...]” (2 Timóteo 3:16).

Lições da Bíblia.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16, 17).

“Podemos nos beneficiar do estudo dos personagens bíblicos e de como enfrentaram desafios em sua vida, considerando como aplicaram, ou não, princípios piedosos em suas escolhas. Suas histórias podem nos ensinar a confiar no método divino para encarar os desafios do dia a dia. [...] embora Deus esteja preocupado com a sorte de povos, nações e planetas, cuida também dos detalhes de nossa vida, se nos submetemos a Ele.”

“Muito embora a maioria das pessoas não abrigue um grande amor pelo estudo da História em si, a maioria das pessoas ama uma boa história. Toda civilização tem um repertório rico das histórias que explicam (ou afirmam explicar) origens, valores, relações e estruturas de sua cultura. Essas histórias, contadas geração após geração, frequentemente são ferramentas de ensino.”

“Na idade moderna, a arte de contar histórias perdeu a importância: as pessoas procuravam fatos e respostas científicas para explicar a vida. Porém, os fatos, por si sós, não podem responder às questões mais importantes da vida. Hoje, uma nova geração, frequentemente denominada de ‘pós-moderna’, redescobriu o poder das histórias.”

“Neste sentido, a Bíblia é contemporânea porque está cheia de histórias. Não lendas, não ‘fábulas engenhosamente inventadas’ (2Pe 1:16), mas histórias verdadeiras e pessoais que revelam a verdade sobre Deus e Sua interação com a humanidade caída. Essas histórias descrevem pessoas reais, enfrentando problemas da vida real e interagindo com o Deus vivo, que oferece respostas para esses problemas.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sábado, 25 de setembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos