A medida que vocês usarem. “[...] com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mt 7:2).

Lições da Bíblia.

Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. (Rom. 14:10)

“Às vezes, costumamos julgar os outros com severidade e, frequentemente, pelas mesmos coisas que nós mesmos fazemos. Com muita frequência, entretanto, o que fazemos não nos parece tão mau quanto as mesmas coisas que os outros fazem. Podemos enganar a nós mesmos por nossa hipocrisia, mas não a Deus, que nos advertiu: ‘Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?’ (Mt 7:1-4, NVI).”

“Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.” (Rom. 14:11)

“A citação de Isaías 45:23 apoia o pensamento de que todos devem comparecer ao juízo. ‘Todo joelho’ e ‘toda língua’ torna individual a intimação. A implicação é que cada um terá que responder por sua própria vida e suas ações (v. 12). Ninguém pode responder por outro. Neste sentido importante, não somos guardiães de nosso irmão.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – segunda-feira, 20 de setembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos