Abigail: Senhora das circunstâncias.

Lições da Bíblia.

“No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a lume” (Provérbios 14:33).

“Abigail, embora esposa de um homem perverso, era cheia do Espírito de Deus. Sábia e humildemente interveio com conselho sensato e impediu o derramamento de sangue, quando Davi estava determinado a se vingar. O exemplo de como Abigail lidou com dois homens difíceis ilustra como a beleza interior da personalidade, impregnada da graça e atmosfera do Céu, pode intervir em circunstâncias difíceis e influenciar outros para o bem.”

“Você já se sentiu vítima das circunstâncias? Já desejou estar em outro lugar? Ou desejou ser outra pessoa? Pense, então, no personagem [...]: Abigail.”

“Mulher inteligente e bonita mas, infelizmente, se casou um homem egoísta, míope e mesquinho: Nabal – descendente de Calebe, em nada semelhante a seu antepassado estimado. Nabal pode ter sido rico, mas seu nome ou apelido, que significa “bobo” ou “tolo,” refletia com precisão seu caráter.”

“No tempo de Abigail e Nabal, os casamentos eram pré-arranjados, e então, Abigail certamente não teve escolha a esse respeito. As circunstâncias pareciam falar contra ela em um casamento como esse. As condições não eram favoráveis, mas, no vislumbre que temos da vida de Abigail, somos encorajados a não nos tornar vítimas das circunstâncias.”

Abigail não tentou escapar à realidade. Era realista sobre sua situação (“Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.” 1Sm 25:25), mas não permitiu que as circunstâncias a arruinassem. Decidiu crescer onde havia sido plantada.

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sábado, 23 de outubro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos