Declive escorregadio.

Lições da Bíblia.

"Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi. Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra. Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa. Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste a tua casa? Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa. Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa. Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra. Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes. Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu." (2 Sm 11:1-17)

“Não podemos estudar a história de Urias sem pensar em Davi. Na associação de Davi com Urias, podemos ver o lado pior do caráter de Davi. O autor do livro de Samuel não canta os louvores do herói, ignorando seus pecados.”

“Alguns podem ver no pecado de Davi uma desculpa para seu próprio pecado. Mas o narrador enfatiza que o pecado tem consequências e mostra quantas vidas são afetadas por um só pecado em particular. O primeiro a sofrer como resultado do pecado de Davi foi Urias, seguido de perto pelo filho que nasceu de Davi e Bate-Seba. Davi perdeu a credibilidade de sua família, e as repercussões se estendem de um problema familiar até um problema de proporções nacionais. A reação em cadeia que o pecado de Davi despertou se ampliam até incluir estupro (2Sm 13:14), assassinato (2Sm 13:28, 29) e muitas vidas perdidas em uma rebelião (2Sm 15). Mesmo que o arrependimento tenha atraído a misericórdia de Deus, o autor do livro de Samuel assinala claramente que o pecado tem consequências funestas (2Sm 12:13, 14).”

Em suas ações, Davi controlava muitas coisas, “[...] com um típico monarca absoluto do antigo Oriente Próximo de seu tempo. Porém, há uma coisa que Davi não controla: o pecado. Embora pareça controlar as ações exteriores, o pecado controla suas escolhas e motivações.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sábado, 30 de outubro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos