Doando liberalmente. “A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” (Prov 11:25).

Lições da Bíblia.

“Esta, quando se foi a ele, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” (Juí. 1:14-15)

“A herança era muito importante para os israelitas. A posse de terra que pudesse ser deixada para os herdeiros era considerada uma forma de assegurar que seu legado não se extinguiria. De fato, isso era tão importante que foram dadas leis detalhadas para garantir um herdeiro no caso de um homem morrer sem filhos, de forma que alguém tomasse o nome do falecido e continuasse seu legado (veja as leis do levirato em Dt 25:5-10).”

“Na idade de Calebe, ele deveria pensar seriamente em sua própria herança. Os antigos registros genealógicos mostram que Calebe teve filhos. Ele deveria se esforçar para lhes deixar a maior herança possível. Embora Acsa fosse sua filha, qualquer porção de terra que ela recebesse deixaria efetivamente de pertencer à família imediata de Calebe e se tornaria parte da propriedade de seu marido. Não sabemos exatamente o que motivou o pedido de Acsa por mais terra, mas sabemos que a recusa a seu pedido teria sido aceitável e em conformidade com as normas sociais de proteger a própria herança.”

“O surpreendente é que Calebe não só lhe deu o campo, mas também deu as fontes de água. E não só uma fonte de água mas tanto as fontes superiores como as inferiores.”

A generosidade é benéfica em ambos os sentidos. Provérbios 11:25 afirma que ‘o generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá’ (NVI). Quando não estamos prontos para dar liberalmente, talvez seja sinal de que ainda não recebemos.”

“se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mat. 6:15)

“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mat. 18:21-22)

“Só podemos dar o que temos. Se não podemos perdoar, é sinal certo de que não reivindicamos o perdão de Deus para nós mesmos. Calebe havia recebido as bênçãos de Deus e estava feliz em partilhá-las. Ele mostrou generosidade além das normas sociais de seu tempo.

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – quinta-feira, 07 de outubro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos