Permanecendo em pé quando necessário. “Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR [...]” (Núm 14:9).
Lições da Bíblia.
“Nem sempre é fácil ser diferente e opor-se ao grupo. A pressão do grupo é uma força tremenda. O poder de milhares de torcedores em um estádio impõe uma energia tremendamente intimidadora para o time visitante. Não seria inteligente gritar em favor de um time nem agitar sua bandeira em meio à torcida adversária. É por isso que os torcedores de times adversários, como no futebol, frequentemente são mantidos separados durante os jogos. Quando eles se encontram, a razão desaparece e, frequentemente, o resultado é a violência.”
“Para os israelitas, entretanto, não se tratava de um jogo. Seu futuro e sua sobrevivência pareciam estar ameaçados, e todos eles choraram. E testemunhar milhares de pessoas chorando ao mesmo tempo deve ter sido muito comovente. E aqui Calebe, que normalmente parecia estar nos bastidores, assumiu a frente.”
“Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” (Núm. 13:30)
“[...] Calebe falou com ousadia e pediu confiança e ação. Porém, o povo não quis ouvir isso. A decisão já havia sido tomada, e eles tentaram apedrejar Moisés, Josué e Calebe.”
“Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito. Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel. E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais. Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.” (Núm. 14:1-10)
“Calebe deve ter ficado amargamente desapontado. Ele havia visto a boa terra. Ele fora fiel e estava pronto para entrar. Mas, agora, ele devia vagar no deserto por quarenta anos por causa da culpa de todos os demais. Mas Calebe tinha um forte senso de comunidade e percebia o que significava ser parte de um todo. Ele liderou pelo exemplo e encorajou o povo. Calebe não se afastou nem começou um novo movimento. A disposição de simplesmente sair quando surgem as dificuldades ou falta de fé pode ser um fenômeno atual, mas não é bíblica. Em Calebe, vemos um homem que permaneceu, mesmo durante os anos de castigo, sem demonstrar o espírito de ‘eu já disse’.”
Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – segunda-feira, 04 de outubro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.
Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.