O sacerdote Abiatar.

Lições da Bíblia.

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

“Depois de uma longa vida de serviço como sacerdote, Abiatar se desqualificou para o ministério, traindo seu rei e apoiando um usurpador do trono.”

“Os sacerdotes tinham um papel muito importante na vida e na história de Israel. E não só em Israel, mas também nas nações vizinhas. Na cultura da Mesopotâmia, o rei era considerado um sacerdote; desse modo, ele combinava tanto o poder religioso como o político. As corporações sacerdotais representavam interesses poderosos na corte, e houve muitas ocasiões em que os sacerdotes fizeram os reis. No Antigo Testamento, especialmente, a função do sacerdócio estava no centro da vida religiosa de Israel. A história sagrada também mostra os papéis influentes dos sacerdotes nos tempos do Novo Testamento.”

O sacerdócio de todos os crentes (‘Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;’ 1Pe 2:9), ideia que alcançou preeminência na Reforma protestante, não é um conceito inteiramente do Novo Testamento (‘vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.’ Êx 19:6). Parece sempre ter sido o ideal de Deus que Seus servos fossem santos e servissem aos outros intercedendo por eles e comunicando-lhes o plano de salvação.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sábado, 06 de novembro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos