Um estrangeiro em Israel.

Lições da Bíblia.

“Neste capítulo, Urias é chamado de o heteu. Então, quem eram os heteus, ou hititas? Os heteus da Palestina eram um grupo étnico de relação incerta com os estados neo-hititas ao norte. No mundo do Antigo Testamento, cultura, nacionalidade, raça e religião eram muito interconectadas. Por essa razão, o Antigo Testamento critica fortemente e proíbe o casamento entre os israelitas e as nações circundantes. A proibição foi dada em Deuteronômio 7:3 e repetida em cada reavivamento importante de Israel. Uma chave para entender essas proibições contra o casamento misto é a religião. O Antigo Testamento está cheio de exemplos de estrangeiros que aceitaram o Deus de Israel, e a Bíblia considera positivamente sua assimilação a Israel. No caso de Urias, a assimilação ocorreu na forma de casamento bem como de religião.”

Entre os vários exemplos de estrangeiros que foram assimilados em Israel encontramos: “Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.” (Jos. 6:25). “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. (Rute 1:16). “Também em toda província e em toda cidade aonde chegava a palavra do rei e a sua ordem, havia entre os judeus alegria e regozijo, banquetes e festas; e muitos, dos povos da terra, se fizeram judeus, porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles.” (Ester 8:17). “Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.” (Isa. 56:6-7).

“Rute, a moabita, deixou sua terra, seu povo e sua religião e foi com a sogra para Israel. Suas palavras famosas destacam o conceito importante de adotar não só outro povo mas também outro Deus: ‘Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus’ (Rt 1:16). A assimilação incluía não só noras exemplares, mas também prostitutas mentirosas. Lembra-se de Raabe, a prostituta que salvou os dois espias? Aqui está alguém que respondeu muito positivamente à pouca luz que tinha e escolheu crer que o Deus de Israel era poderoso e fiel. Algum dia, depois da queda de Jericó, Raabe se casou com Salmom e, juntamente com Rute, está incluída na genealogia de Jesus Cristo (Js 6:25; Mt 1:5).”

“Urias não foi o único heteu a servir Davi. 1 Samuel 26:6 menciona Aimeleque, o heteu. Porém, Urias se tornou um dos guerreiros de elite de Davi De maneira interessante, se Eliã, pai de Bate-Seba (2Sm 11:3) era o mesmo Eliã, filho de Aitofel, gilonita (2Sm 23:34), então, Urias realmente se casou com uma família muito influente. Seu sogro também teria sido um guerreiro de elite e filho do estimado conselheiro de Davi.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – terça-feira, 02 de novembro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos