Escriba de Jeremias.

Lições da Bíblia.

“O livro de Jeremias nos fornece alguns vislumbres únicos sobre o processo de escrita da Bíblia. Baruque, escriba de Jeremias, participou diretamente da transmissão e preservação da Palavra de Deus. Em Jeremias 36:4, Jeremias chamou Baruque e – conforme ditava uma mensagem ao povo – Baruque copiava tudo em um rolo de pergaminho. Essa é uma excelente ilustração de como funciona a inspiração. Primeiro, Deus não assumia fisicamente o controle do profeta Jeremias nem movia sua mão à medida que ele escrevia. Ao contrário, Deus dava a Jeremias visões e mensagens. Normalmente, o profeta, então, formulava a mensagem e a escrevia. Neste caso particular, não era o próprio Jeremias que fazia a escrita, mas ditava a Baruque, que então a anotava. Baruque também comunicava a mensagem em público. Visto que Jeremias estava em desgraça diante da corte e lhe fora negado acesso ao templo, Baruque leu a mensagem profética no templo em um dia sagrado. Baruque nunca afirmou estar falando por si mesmo e nem mesmo em nome de Jeremias; a mensagem vinha de Deus.”

A história de Hananias em Jeremias 28, confirma o princípio revelado em Isaías 8:20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.”. “No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no ano quarto, no quinto mês, Hananias, filho de Azur e profeta de Gibeão, me falou na Casa do SENHOR, na presença dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Quebrei o jugo do rei da Babilônia. Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do SENHOR, que daqui tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia. [...] Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o SENHOR; confirme o SENHOR as tuas palavras, com que profetizaste, e torne ele a trazer da Babilônia a este lugar os utensílios da Casa do SENHOR e todos os exilados. Mas ouve agora esta palavra, que eu falo a ti e a todo o povo para que ouçais: Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos. O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR. Então, o profeta Hananias tomou os canzis do pescoço de Jeremias, o profeta, e os quebrou; e falou na presença de todo o povo: Assim diz o SENHOR: Deste modo, dentro de dois anos, quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, de sobre o pescoço de todas as nações. [...] Mas depois que Hananias, o profeta, quebrou os canzis de sobre o pescoço do profeta Jeremias, veio a este a palavra do SENHOR, dizendo: Vai e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Canzis de madeira quebraste. Mas, em vez deles, farei canzis de ferro. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei da Babilônia; e o servirão. [...] Disse Jeremias, o profeta, ao profeta Hananias: [...] O SENHOR não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o SENHOR. Morreu, pois, o profeta Hananias, no mesmo ano, no sétimo mês.” (Jr 28).

“A mensagem de Deus não lisonjeia nem se curva à opinião pública. Não é sempre, nem mesmo com frequência, ‘politicamente correta’. Nem as mensagem de Deus se contradizem; as interpretações humanas da mensagem podem ser contraditórias, mas nunca a mensagem em si. A lição é que Deus nos deu não só Sua Palavra mas também motivos muito bons para confiarmos nessa Palavra, mesmo quando chegamos a partes que não entendemos ou que ofendem nossas sensibilidades. A Bíblia não nos salva, é Jesus que salva; mas Ele Se revelou a nós mais completamente nas Escrituras que em qualquer outro lugar.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – segunda-feira 20 de dezembro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote