Estresse

Lições da Bíblia

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28)

“Cristo era orientado para o serviço, mas Ele também reconheceu que o descanso e o tempo separado para comunhão com o Pai são importantes para um estilo de vida equilibrado e um manejo saudável do estresse. Um estilo de vida saudável e equilibrado, voltado para a oração e o serviço, nos torna mais aptos a superar o desgaste do estresse.”

“O estresse afeta a todos. Exigências no trabalho, crises familiares, culpa, incerteza sobre o futuro, descontentamento com o passado – esses todos já são difíceis. Tudo isso, somado aos eventos gerais da vida, podem pôr sobre as pessoas pressão suficiente para afetar sua saúde física e mental. Os pesquisadores Thomas H. Holmes e Richard H. Rahe desenvolveram a escala de avaliação de reajustamento social, que classifica os eventos da vida com valores de estresse correspondentes a cada um: morte do cônjuge – 100; ferimentos ou enfermidade – 53; mudança de residência – 20; etc. Quem tiver acumulado 200 ou mais pontos a qualquer tempo corre um risco de 50 por cento de ficar doente; quem chega a 300 ou mais está no ponto de crise. O estresse moderado é necessário para aperfeiçoar o desempenho, mas um estresse além do ponto se torna um perigo à saúde.”

“Jesus mostrou por preceito e exemplo que o hábito de buscar a Deus em um tempo e lugar tranquilo é o melhor remédio para as tensões da vida (‘E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham.’ Mc 6:31). Se Lhe permitirmos, o Senhor nos ajudará a lidar com as pressões que fazem parte inevitável da vida.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sábado 08 de janeiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos