Eventos excitantes da vida

Lições da Bíblia

Deus providenciou a sobrevivência de Elias durante a longa seca em Israel, sustentando-o por meio de corvos e de uma viúva em terra estranha. “Veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo: Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem. Foi, pois, e fez segundo a palavra do SENHOR; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.” (1 Reis 17:2-6) “Foi ela (a viúva de Sarepta) e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias.” (1 Reis 17:15-16)

“No meio de uma longa fome, Elias deve ter se sentido muito perto de Deus, que tomou cuidado tão pessoal para com ele. Primeiramente, ele teve a oportunidade de testemunhar os corvos (aves normalmente repugnantes) vindo para alimentá-lo duas vezes por dia. Esse foi um grande milagre! Então, ele viu infinitas porções de pão surgindo de um pouco de óleo e farinha – suficientes para alimentar três pessoas por dois anos. Que maior evidência do cuidado providencial de Deus seria necessária?”

“Ellen G. White aplicou as lições dessa história ao povo fiel de Deus nos últimos dias: ‘Vi que nosso pão e nossa água serão certos nesse tempo, e que não teremos falta nem padeceremos fome, pois Deus é capaz de estender para nós uma mesa no deserto. Se necessário, Ele enviaria corvos para nos alimentar, como fez com Elias, ou faria chover maná do céu, como fez para os israelitas’ (Primeiros Escritos, p. 56).”

Outras coisas aconteceram a Elias, ressuscitou o filho da viúva e enfrentou os sacerdotes de Baal. “Depois disto, adoeceu o filho da mulher, da dona da casa, e a sua doença se agravou tanto, que ele morreu. Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade e matares o meu filho? Ele lhe disse: Dá-me o teu filho; tomou-o dos braços dela, [...] clamou ao SENHOR e disse: [...] Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele. O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.” (1 Reis 17:17-22) “Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. [...] Tomaram o novilho que lhes fora dado, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém não havia uma voz que respondesse; [...] Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas. [...] aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, [...] Responde-me, SENHOR, responde-me, [...] Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!” (1 Reis 18:23-39)

“[...] existe aqui uma lição importante. Não importa quais sejam os milagres que ocorram em nossa vida, sempre enfrentaremos obstáculos. Ninguém, nem mesmo um profeta como Elias, está livre das dificuldades que a vida traz.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – domingo 09 de janeiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos