Perdão

Lições da Bíblia

“É possível manter as aparências de uma vida religiosa rica e significativa, mas ter sérios problemas de relacionamento. É um fato da vida que, como seres humanos, frequentemente atingimos as pessoas e causamos dor uns aos outros , mesmo – e às vezes especialmente – na igreja. Consequentemente, é importante aprender a arte do perdão.”

O apóstolo Paulo nos dá alguns conselhos a respeito do trato interpessoal? “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Efés. 4:32).

”Só recentemente a profissão de aconselhamento começou a considerar mais positivamente a importância dos princípios espirituais sobre a saúde mental. Por décadas, religião e espiritualidade foram consideradas por muitos psicólogos e conselheiros a fonte fundamental de culpa e medo. Hoje, nem tanto. Muitos utilizam os efeitos protetores de um ponto de vista cristão comprometido. ‘Terapias’ como oração, jornadas espirituais, memorização de textos bíblicos-chave e protocolos de perdão hoje têm sua eficácia reconhecida por ajudar muitos a vencer variadas perturbações emocionais. O perdão é reconhecido como uma das estratégias mais confortantes, embora a habilidade de perdoar e ser perdoado verdadeiramente venha só de Deus em um coração transformado por Ele ‘Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.’ (Ez 36:26).”

Jesus ensinou muito a respeito do perdão: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.” (Mat. 5:23-25). “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.” (Luc. 17:3-4). “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.” (Luc. 23:34)

“Às vezes, pode-se pensar que é virtualmente impossível conceder perdão. Mas nenhum ser humano já alcançou a extensão do que Jesus sofreu no caminho da dor e humilhação: o Rei e Criador do Universo foi injustamente degradado e crucificado por Suas criaturas. Mas, em completa humildade, Jesus tanto Se importou com elas que implorou ao Pai por seu perdão.”

“Às vezes, as pessoas fazem mal a outras sem compreender totalmente a dor que estão provocando. Em outras ocasiões, as pessoas ofendem as outras porque são inseguras ou têm problemas pessoais, e tentam obter alívio ferindo os outros. Como a percepção dos problemas dos outros pode nos ajudar a oferecer perdão? Como você pode aprender a perdoar os que estão tentando feri-lo(a) propositalmente?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – terça-feira 18 de janeiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos