A paz de Cristo em nosso coração

Lições da Bíblia.
Somos chamados a pensar nas coisas do alto, promover ativamente a paz, alimentar-nos da Palavra de Cristo, viver em amor. “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Col. 3:1-17) 

“Esta passagem nos leva à raiz dos comportamentos morais e imorais, o coração e a mente. Também aponta ao único que pode nos transmitir bondade mediante o governo de nossos pensamentos, Jesus Cristo: ‘Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração’ (Cl 3:15, NVI). Note expressões como ‘revistam-se do amor’, ‘façam morrer’, ‘mantenham o pensamento’, ‘abandonem todas estas coisas’. Elas indicam que a fuga do pecado e a busca da virtude é questão de escolha e preparação, não de improvisação. O pecado só pode ser vencido quando mantemos a mente nas coisas de acima. Cristo é a fonte da virtude e bondade. Quando Lhe permitimos, Cristo é o único que pode trazer verdadeira paz à nossa mente.” 

“Portanto, a mente, sendo o centro da existência, precisa ser colocada sob os cuidados de Jesus. Isso é fundamental para o desenvolvimento do caráter, e não pode ser deixado à mercê das circunstâncias. Tanto as tendências pecaminosas quanto os ambientes corruptos investem contra a pureza de pensamento. Mas o Senhor não nos abandona. Ele estende ajuda e proteção a todos os que as desejarem. ‘Nossos pensamentos, se firmados em Deus, serão guiados pelo amor e poder divinos’. Desse modo, devemos ‘viver as palavras que procedem dos lábios de Cristo’ (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 669).” 

“Em meio à batalha espiritual, alguém pode ser tentado e achar muito difícil afastar certos pensamentos negativos. Nesses momentos, pode ser mais fácil distrair-se pela mudança de lugar ou de atividade ou a busca de boa companhia. Essa mudança pode facilitar a oração e a certeza da bênção de Deus.” 

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – quinta-feira 03 de fevereiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos