Pensamento saudável

Lições da Bíblia.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Fp 4:8, NVI).

A essência das palavras de Paulo a nós e a chave para fazer o que ele diz, é submeter os pensamentos a Deus. “Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos,” (2 Ped. 3:1-2)

“Recordar, repetir, pensar e meditar nas palavras da Bíblia é uma das maiores bênçãos espirituais disponíveis a nós, e é a forma certa de cultivar o que Pedro chamou de ‘mente esclarecida’ (2Pe 3:1). Muitas pessoas têm obtido bênçãos inestimáveis por submeter à memória os textos da Bíblia. Quando passam por momentos de preocupação, dúvida, medo, frustração ou tentação, eles repetem esses pensamentos em sua mente e obtêm alívio e paz pelo poder do Espírito Santo.”

Com tanta concorrência atraente (computadores, TV, etc.), esta geração de crentes está sendo tentada a pôr de lado a Bíblia. Portanto, é necessário tomar a decisão firme de ler a Palavra e nela refletir cada dia. A Palavra de Deus é a única verdadeira fortaleza que temos contra os assaltos mentais das atrações seculares provenientes do mundo.”

“Examine novamente o texto de Paulo. Faça uma lista das coisas verdadeiras, puras, respeitáveis, e assim por diante. Em que consiste essa lista? O que essas coisas têm em comum? [...].”

A oração é outra forma de manter a mente longe das dificuldades. Enquanto falamos com Deus, existe pouca chance de que a mente seja ocupada por pensamentos sensuais ou outras formas de pensamentos egoístas. A formação de hábitos de oração é uma proteção certa contra pensamentos pecaminosos e, consequentemente, de ações pecaminosas.”

“A Bíblia é clara: Deus Se importa com nossos pensamentos, porque eles afetam nossas palavras, nossas ações e nosso bem-estar global. Deus quer que tenhamos bons pensamentos porque essa ‘mente esclarecida’ é boa para nós, tanto sob o aspecto físico como mental. As boas-novas são que, pela meditação na Bíblia, pela oração e pelas escolhas inspiradas pelo Espírito, de nossa parte, podemos manter a mente e o coração em coisas que nos enobreçam e também a outros.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – terça-feira 01 de fevereiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos