Poder de recuperação

Lições da Bíblia.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.” (Salmo 46:1-3).

“Resiliência (capacidade de recuperação) nas provações é o resultado de aprender a ser paciente e ter fé na providência, forçar e infalível bondade de Deus para conosco, independentemente do que aconteça. Mesmo os momentos mais difíceis de desespero –aqueles em que somos levados pelo ‘vale da sombra da morte’ e que ameaçam nos destruir- são oportunidades para crescer na graça de Deus, cultivando resiliência emocional, mental e espiritual.”

“O poder de recuperação é o processo de enfrentar adversidades, traumas, tragédias, ameaças, ou estresse extremos e retornar em bom estado sem ser muito afetado negativamente pela experiência. O conceito tem recebido crescente atenção pela importância do poder da recuperação diante das atividades da vida. Afinal quem entre nós, vez por outra, não enfrenta razoáveis fatores estressantes, de uma forma ou de outra? A pergunta é: Como ter poder de recuperação para lidar com o que acontece e não ser destruído emocionalmente no processo?”

“Na década de 1960, Victor e Mildred Goertzel escreveram Cradles of Eminence [Berços de Eminência], que apresenta análises biográficas de mais de 700 personagens que passaram por grandes adversidades na infância (lares destruídos, limitações financeiras, físicas e/ou impedimentos psicológicos, etc.) e ainda alcançaram grande sucesso. O livro foi atualizado em 2004.”

“A Bíblia também fala de pessoas que tiveram que enfrentar adversidades mas que, pela graça de Deus, reagiram e venceram os problemas. A pesar das circunstâncias difíceis e até falhas de caráter, elas foram usadas por Deus porque tiveram o poder de recuperação para avançar, mesmo em meio de circunstâncias adversas.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sábado 12 de fevereiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos