O manto de Elias e Eliseu

Lições da Bíblia.

“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Coríntios 7:10).

“O dom profético e chamado de Elias era simbolizado pelo manto que ele usava, mencionado várias vezes nos relatos bíblicos de sua vida. O manto pode ser visto como símbolo da convocação do povo de Deus para fazer Sua obra e a proteção e cobertura que Ele nos fornece nessa realização. Nos tempos bíblicos, o ato de rasgar as vestes geralmente significava profunda tristeza e pesar. Mas, no caso de Eliseu, parece ter simbolizado não apenas profunda emoção mas também uma grande mudança de vida, ao assumir uma função de muita responsabilidade em resposta ao convite para trabalhar com Deus.”

“Poucos personagens bíblicos tiveram uma existência mais agitada do que o profeta Elias. Que história incrível de fé, de provação e do irresistível poder de Deus neste mundo!”

“Hoje, pelo menos no judaísmo, ele ainda se destaca. De fato, na tradição judaica, ele tem sido mais exaltado do que, talvez, qualquer outra figura bíblica.”

“A cada Páscoa, por exemplo, um copo especial cheio de vinho é colocado sobre a mesa. Durante a Páscoa, a porta da casa é aberta, e todos se colocam em pé para permitir que o profeta Elias entre e beba. Nas circuncisões, uma cadeira, ‘a cadeira de Elias’, é reservada como parte da cerimônia. Além disso, no fim do sábado, os judeus cantam sobre Elias, esperando que ele venha ‘rapidamente, em nossos dias… juntamente com o Messias, filho de Davi, para nos redimir’.”

“No pensamento judaico, um exemplo da preeminência de Elias é encontrado no Evangelho de Mateus, quando Pedro disse que alguns pensavam que o próprio Jesus fosse Elias (E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.’ Mat. 16:14).”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – sábado 30 de abril de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos