Troca de roupas

Lições da Bíblia.

Na leitura do capítulo 3 do livro de Zacarias, podemos entender que Josué ficou imundo em seus pecados e Satanás o acusou, no entanto o Anjo o perdoou e defendeu, concedendo-lhe trajes finos. “Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes. E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,” (Zac. 3:3-5).

“Nos versos 3 a 5, antes que as roupas novas fossem colocadas em Josué, as sujas foram removidas. O Senhor explicou a Josué o significado dessa troca de roupas: ‘Tirei de você o seu pecado’ (v. 4, NVI). O que, entretanto, isso significa na vida da pessoa redimida? Josué agora era impecável, perfeito no coração e na mente, sem possibilidade de cair ou pecar novamente? Era essa a condição que Josué tinha que alcançar antes que as roupas novas fossem colocadas nele? Se fosse assim, teríamos alguma esperança?”

“Em vez disso, o significado é que a culpa e condenação de Josué haviam sido tiradas. Falando sobre a experiência de Josué, Ellen White disse: ‘Foram perdoados os seus próprios pecados e os do povo. Israel vestiu ‘vestidos novos’ – a justiça de Cristo imputada a eles. A mitra colocada sobre a cabeça de Josué era como a que usavam os sacerdotes, e trazia a inscrição: ‘Santidade ao Senhor’ (Zc 14:20, RC), significando que, não obstante suas transgressões anteriores, ele se achava agora habilitado a ministrar perante Deus em Seu santuário’ (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 469).”

O “Anjo do Senhor”, disse a Josué que após a troca de roupas ele fosse obediente, para que pudesse ministrar como sacerdote. “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.” (Zac. 3:7).

“Foi somente depois de ter recebido os trajes especiais que Josué recebeu a exortação de obedecer ao Senhor e andar em Seus caminhos. Esse ponto não deve ser ignorado: a justiça de Cristo lhe foi concedida pela fé, e foi creditada à parte de sua caminhada nos ‘[Seus] caminhos’ ou da obediência aos ‘[Seus] preceitos’. Os mandamentos vieram depois porque, se tivessem vindo antes, não teriam sido de nenhum proveito. Se [Josué] não tivesse sido vestido com esses ‘finos trajes’ (Zc 3:4), todos os seus esforços não o teriam deixado com traje diferente das roupas sujas que ele trajava no começo.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quarta-feira 24 de maio de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos