Zeloso por Jerusalém

Lições da Bíblia.

Zacarias 1 e 2 apresenta uma série de símbolos que ilustram mensagens sobre a restauração de Jerusalém, a reconstrução do templo e muita prosperidade. E evidenciam também princípios bíblicos de arrependimento, que ocorrendo concretizaria a promessa de Deus restauração. “No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo: O Senhor se irou fortemente contra vossos pais. Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. [...] Portanto, assim diz o SENHOR: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; a minha casa nela será edificada, diz o SENHOR dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém. Clama outra vez, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: As minhas cidades ainda transbordarão de bens; o SENHOR ainda consolará a Sião e ainda escolherá a Jerusalém.” (Zac 1:1-3,16-17). “Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR. Naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao SENHOR e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a ti. Então, o SENHOR herdará a Judá como sua porção na terra santa e, de novo, escolherá a Jerusalém. Cale-se toda carne diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada.” (Zac. 2:10-13).

“Embora Jerusalém estivesse em ruínas, porque havia sido conquistada por Babilônia 70 anos antes, Deus proveu esperança para o futuro da cidade. Zacarias recebeu a mensagem do Senhor de que não só o templo, mas Jerusalém seria reconstruída. Zacarias começou declarando aos seus ouvintes que o Senhor tinha ficado ofendido, indignado’, com seus pais. Mas Zacarias imediatamente encorajou os ouvintes, assegurando-lhes que, se eles se voltassem para Deus em humildade e arrependimento, Ele Se voltaria para eles (Zc 1:1-3). As visões de Zacarias eram destinadas a dar força e inspiração, para que continuassem edificando o templo em Jerusalém, para a adoração a Deus.”

“Após a primeira visão de Zacarias, narrada no capítulo 1, o Senhor deu um incrível encorajamento, dizendo: ‘Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião’; e ainda: ‘Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-Me para Jerusalém com misericórdia; a Minha casa nela será edificada, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém’ (Zc 1: 14, 16).”

“O homem com o cordel representava os planos para a reconstrução da cidade de Jerusalém e do templo na época de Zacarias. Mas apenas com os alicerces, a edificação do templo parecia ser uma impossibilidade.”

“Pouco antes da visão de Zacarias sobre as vestes imundas de Josué, ele recebeu uma mensagem de esperança para comunicar aos judeus, registrada em Zacarias 2:10-13. Deus lhes disse: ‘Cante e alegre-se’ (v. 10, NVI); depois prometeu viver com eles. Como essa mensagem deve ter sido animadora, nesse momento em que o povo de Deus tentava se reunir para adorá-Lo!”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – Domingo 22 de maio de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos