Adorando o que não se conhece

Lições da Bíblia.

“Como já vimos inúmeras vezes, mesmo com todas as formas complexas e profundas de adoração que o Senhor havia instituído para Israel, não era apenas com as formas que o Senhor Se importava. As formas, as tradições e a liturgia eram meios para um fim, e esse fim era que a pessoa se entregasse inteiramente ao seu Criador e Redentor. É muito mais fácil, no entanto, fazer da religião uma série de fórmulas, tradições e atos exteriores do que morrer diariamente para o eu e se render ao Senhor com humildade e fé. Esse fato certamente é suficiente para explicar por que a Bíblia gasta tanto tempo falando daqueles cujos corações não são justos diante de Deus, independentemente de quanto suas formas de adoração estejam ‘corretas’. Quando Jesus Se tornou humano, também tratou desse problema.”

“3. Leia João 4:1-24. Que importante questão sobre adoração Jesus apresentou para a mulher samaritana no verso 21? Por que Ele estava desviando a mente dela dos locais específicos de adoração?” “4:5 Chegou, pois, a uma cidade de Samária, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José; 4:6 achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta. 4:7 Veio uma mulher de Samária tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beber. 4:8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. 4:9 Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) 4:10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. 4:11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? 4:12 És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?. 4:13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; 4:14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. 4:15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. 4:16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. 4:17 Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 4:18 porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. 4:19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 4:20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 4:21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 4:22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 4:24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” “Ter um relacionamento íntimo com Deus, de modo que nossa vida seja transformada, é mais importante do que o local ou as formas da religião.”

“Ao mencionar alguns dos segredos mais profundos da mulher, Jesus atraiu a atenção dela. Ele então usou aquele momento para lhe oferecer algo melhor do que o que ela possuía. Jesus usou uma frase poderosa: ‘Creia em Mim, mulher’, a fim de mostrar a ela que a verdadeira adoração vai muito além das formas exteriores e locais de culto. ‘Este monte’ era o Monte Gerizim, onde os samaritanos haviam construído um templo. É claro que se poderia esperar que um judeu dissesse isso para um samaritano.”

“Mas Jesus não parou por aí. Ele [...] mais tarde declarou, em referência ao templo: ‘Não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas’ (Mt 24:2, NVI). Em tudo isso, Jesus estava trabalhando para dar à mulher a ‘água viva’ (Jo 4:10), que é Ele mesmo. Ele queria que ela entendesse que um relacionamento pessoal com seu Criador e Redentor certamente era o fundamento da adoração, e não as formas e tradições de sua fé, a qual se havia desviado da verdadeira religião dos judeus. [...]”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 06 de setembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos