Unidade do evangelho

Lições da Bíblia.

“Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude” (Fp 2:2, NVI).

“A unidade é uma característica chave da verdadeira igreja cristã, mas ela não significa apenas evitar conflitos ou ocultar legítimas diferenças. Ela deve ser fundamentada no evangelho. Em função das tradições judaicas que cegavam a igreja primitiva para a questão fundamental da fé na obra de Cristo, a igreja estava em perigo de perder sua compreensão do evangelho.”

“O reformador protestante João Calvino acreditava que desunião e divisão eram as principais estratégias do diabo contra a igreja, e advertiu que os cristãos deviam evitar dissensões como se essas fossem uma peste.”

“Mas a unidade deve ser preservada à custa da verdade? Imagine se Martinho Lutero, o pai da Reforma Protestante, quando foi levado a julgamento no Concílio de Worms, tivesse decidido renunciar a suas convicções sobre a salvação pela fé somente em nome da unidade!”

“Houvesse o reformador cedido num único ponto, e Satanás e suas hostes teriam ganho a vitória. Mas sua persistente firmeza foi o meio para a emancipação da igreja e o início de uma era nova e melhor” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 166).

“Em Gálatas 2:1-14, encontramos o apóstolo fazendo tudo que estava ao seu alcance para manter a unidade do círculo apostólico, diante das tentativas de alguns cristãos de destruí-la. Mas, apesar da importância que Paulo dava à unidade, ele se recusou a permitir que ela fosse alcançada de uma maneira que prejudicasse a verdade do evangelho. Embora haja espaço para a diversidade na unidade, o evangelho nunca deve ser comprometido no processo.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – sábado 08 de outubro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos