Andar no Espírito

Lições da Bíblia.

“1. Leia Gálatas 5:16. [‘Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.’] O que o conceito de ‘andar’ tem que ver com a vida de fé?” Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis. Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.” (Deut. 13:4-5). Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;” (Rom. 13:13). “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,” (Efés. 4:1). “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,” (Efés. 1:17). “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;” (Col. 1:10). “Andar no caminho de Deus é o mesmo percorrer o cominho que Deus mandar, evitando o caminho da desobediência.”

Andar é uma metáfora tirada do Antigo Testamento que se refere à maneira pela qual uma pessoa deveria se comportar. Paulo, que era judeu, muitas vezes fez uso dessa metáfora, em suas cartas, para descrever o tipo de conduta que deve caracterizar a vida cristã. O uso que ele fez dessa metáfora provavelmente estivesse ligado também ao primeiro nome a ser associado com a igreja primitiva. Antes que os seguidores de Jesus fossem chamados cristãos (At 11:26), eles eram conhecidos simplesmente como seguidores do ‘Caminho’ (Jo 14:6; At 22:4; 24:14). Isso sugere que, em uma época muito antiga, o cristianismo não era apenas um conjunto de crenças teológicas centralizadas em Jesus, mas era também um ‘caminho’ de vida a ser ‘percorrido’.”

“2. De que forma a metáfora de Paulo sobre andar era diferente daquela encontrada no Antigo Testamento? Compare Êx 16:4; Lv 18:4; Jr 44:23 com Gl 5:16, 25; Rm 8:4”.

“Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.” (Êxo. 16:4). “Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.” (Lev. 18:4). “Pois queimastes incenso e pecastes contra o SENHOR, não obedecestes à voz do SENHOR e na sua lei e nos seus testemunhos não andastes; por isso, vos sobreveio este mal, como hoje se vê.” (Jer. 44:23).

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gál. 5:16). Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gál. 5:25). “a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Rom. 8:4).

“Andar no caminho de Deus no Antigo Testamento era obedecer à lei; colocaram a ênfase no legalismo; no Novo Testamento, é andar no Espírito e não satisfazer os desejos da carne; a ênfase está na motivação espiritual”.

“A conduta no Antigo Testamento não era definida simplesmente como ‘andar’, porém mais especificamente como ‘andar na lei’. Halakhah é o termo legal que os judeus usavam para se referir às regras e regulamentos encontrados tanto na lei quanto nas tradições rabínicas de seus antepassados. Embora Halakhah normalmente seja traduzida como ‘lei judaica’, na verdade a palavra tem por base o termo hebraico para ‘andar’ e significa literalmente ‘a maneira de andar’.”

“Os comentários de Paulo sobre ‘andar no Espírito’ não são contrários à obediência à lei. Ele não sugeriu que os cristãos devem viver de uma forma que transgrida a lei. É importante repetir: Paulo não se opôs à lei nem à obediência à lei.”

“O que ele combateu foi a forma legalista pela qual a lei estava sendo mal utilizada. A obediência genuína que Deus deseja nunca poderá ser alcançada por obrigação exterior, mas apenas pela motivação interior produzida pelo Espírito (Gl 5:18).”

“Como tem sido sua experiência de ‘andar no Espírito’? Como você faz isso? Que práticas em sua vida dificultam esse tipo de caminhada?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 11 de dezembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos