Anunciando a glória da cruz

Lições da Bíblia.

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6:14).

“Cristãos sinceros se gloriam, não de suas realizações, mas unicamente do sacrifício que Cristo fez em seu favor. Paulo encerrou sua carta aos Gálatas com um forte apelo pessoal, rejeitando toda submissão exterior a costumes e apegando-se apenas à cruz como sua razão para a vida e o serviço, não importando o custo.”

“Este estudo sobre Gálatas foi intenso. Isso ocorre porque a carta em si é intensa. Conhecendo seu chamado e a verdade do que ele pregava (afinal, como ele disse várias vezes, essa verdade veio do Senhor), Paulo escreveu com a paixão inspirada dos profetas do Antigo Testamento: um Isaías, um Jeremias, um Oseias. Da mesma forma que eles apelaram ao povo de Deus em seu tempo para que se afastasse do erro, Paulo estava fazendo o mesmo com as pessoas do seu tempo.”

“Não importa quão diferentes fossem as circunstâncias imediatas, no fim, as palavras de Jeremias poderiam tão facilmente ser aplicadas aos gálatas, como foram para as pessoas nos dias de Jeremias: ‘Assim diz o Senhor: ‘Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-Me e conhecer-Me, pois Eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a Terra, pois é dessas coisas que Me agrado’, declara o Senhor’ (Jr 9:23, 24, NVI).”

“Em nenhum lugar a nossa ‘gloriosa’ sabedoria humana, as nossas riquezas e o nosso poder aparecem mais claramente, em toda a sua futilidade e vaidade do que diante da cruz de Cristo, o foco da carta de Paulo ao seu rebanho errante na Galácia.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – sábado 24 de dezembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos