Semear e colher (Gl 6:6-10)

Lições da Bíblia.

“Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” (Gál. 6:6-10)

“No Novo Testamento, a palavra traduzida por ‘zomba’ (mukterizo), ocorre somente em Gálatas 6:7 [‘Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.’], embora apareça muitas vezes na tradução grega do Antigo Testamento. Significa literalmente ‘erguer o nariz em desprezo’. No Antigo Testamento, isso normalmente se referia ao desprezo pelos profetas de Deus (2Cr 36:16; Jr 20:7), e ainda foi usado uma vez para descrever de forma viva uma atitude rebelde para com Deus (Ez 8:17).”

“O raciocínio de Paulo é que as pessoas podem ignorar Deus ou mesmo zombar de Seus mandamentos, mas não podem enganar Deus. Ele é o juiz supremo, e no fim eles terão que pagar o preço por suas ações.”

“5. O que Paulo quis dizer em Gálatas 6:8 [‘Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.’]? Que exemplos você pode encontrar na Bíblia de personagens semeando para a carne e para o Espírito?” Semearam para carne: “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.” (Atos 5:1-5). “Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.” (Luc. 22:3). Semearam para o Espírito: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” (Dan. 1:8). “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mat. 4:1).

“A metáfora de Paulo sobre semear e colher não é única. É um fato da vida que aparece em muitos antigos provérbios famosos. O que é significativo, entretanto, é como Paulo o utiliza para destacar seus comentários anteriores sobre a carne e o Espírito. James D. G. Dunn observa: ‘Um equivalente moderno é que ‘somos livres para escolher, mas não somos livres para escolher as consequências de nossa escolha’ (Galatians, p. 330).”

“Embora Deus nem sempre nos livre das consequências terrenas dos nossos pecados, não devemos ser dominados pelo desespero em virtude das más escolhas que fizemos. Podemos nos alegrar porque Deus nos perdoou os pecados e nos adotou como Seus filhos. Devemos aproveitar as oportunidades que temos hoje para investir nas coisas que produzirão uma colheita celestial.”

“Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gl 6:10). “Gálatas 6:10, entretanto, esclarece a questão de que a ‘a ética cristã tem um foco duplo: um é universal e totalmente abrangente: ‘façamos o bem a todos’; a outra é particular e específica: ‘especialmente aos da família da fé’. O apelo universalista de Paulo estava apoiado no fato de que todas as pessoas, em todos os lugares, foram criadas à imagem de Deus e são, portanto, infinitamente preciosas aos Seus olhos. Todas as vezes que os cristãos se esqueceram dessa informação básica da revelação bíblica, inevitavelmente eles se tornaram vítimas dos pecados ofuscantes do racismo, sexismo (preconceito contra o sexo oposto), tribalismo, discriminação de classes sociais e muitos outros tipos de intolerância que têm devastado a comunidade humana desde Adão e Eva até os dias atuais” (Timothy George, Galatians, p. 427, 428).”

“Você está semeando, para o bem ou para o mal. Considerando sua vida, que tipo de colheita você obterá?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 22 de dezembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote