A hora do Seu juízo

Lições da Bíblia.

“Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido” (Mt 10:26).

“Olhando o mundo em volta, não devemos ter problema para entender a ideia de juízo e condenação. Não é preciso ser cristão para perceber que algo está radicalmente errado com a humanidade. Quem não pode ver que terrível confusão e que desastre temos provocado? Talvez choramos tanto no momento do nascimento porque, instintivamente, sabemos o que acontecerá. ‘Eu chorei quando nasci e cada dia mostra o porquê’, um poeta escreveu. Quem não está relacionado com isso? Quem não foi vítima da maneira pela qual as pessoas podem ser gananciosas, egoístas, e mesquinhas? Quem não foi, em algum momento, ganancioso, egoísta e mesquinho?”

“Assim, se Deus é justo, e se a justiça fosse Seu único atributo importante, quem entre nós permaneceria diante dEle? Se o Senhor conhece até mesmo nossos segredos, nossos atos secretos (Ec 12:14), sem falar do que temos feito em público, que chance teria, mesmo o mais piedoso entre nós, no dia do juízo, quando todas essas coisas serão reveladas?”

“Felizmente, porém, nosso Deus é também doador da graça. O plano da salvação foi estabelecido para que todo ser humano pudesse ser poupado da condenação que a justiça de Deus exige. Sem a graça, todos seríamos consumidos pela justiça de Deus. A graça é nossa única esperança diante de um Deus justo.”

“7. Qual é a ligação entre a justiça de Deus e Sua graça? Como podemos ver essa relação em Gênesis 3? Qual é a relação entre a graça e o juízo?” “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gn 3:22-24). “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Ap 14:6-7). ”Por causa da justiça, Adão e Eva foram expulsos do paraíso, mas por causa da graça receberam a promessa da salvação eterna em Jesus. Essa esperança é o evangelho eterno. Para quem teme a Deus e Lhe dá glória, o juízo é motivo de alegria.”

“É interessante notar que, antes da advertência de que ‘chegou a hora do Seu juî­zo’ (Ap 14:7, NVI), o anjo estava proclamando o ‘evangelho eterno’. Tem que ser assim, caso contrário, o juízo condenaria toda a humanidade. Ninguém teria chance, porque todos pecaram, todos transgrediram a lei de Deus. Em meio à derradeira mensagem de advertência ao mundo, a graça de Deus é proclamada. Se não fosse assim, o juízo condenaria todos, sem exceção. Sem a graça, que mensagem teríamos para o mundo, senão que Deus destruiria todos nós e não haveria nenhuma esperança de salvação? Felizmente, a mensagem que pregamos tem o ‘evangelho eterno’ como fundamento.”

“Que papel você está desempenhando na proclamação da mensagem de juízo e graça aos outros? O que mais você poderia fazer para ajudar nessa tarefa? Você poderia fazer um pouco mais?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 26 de janeiro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos