O Espírito Santo

Lições da Bíblia.

“Se Deus pode ser ‘um’, com as duas pessoas do Pai e do Filho, acrescentar a terceira Pessoa da Trindade não deve particularmente adicionar dificuldade. Estamos falando aqui sobre o Espírito Santo.”

“6. O que Gênesis 1:2 fala sobre o papel do Espírito Santo, que apareceu logo no começo do registro bíblico?” “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (Gên. 1:2). “O Espírito de Deis pairava sobre o abismo sem forma e vazio, participando da obra da criação da terra.”

“7. De que maneira Mateus 28:19 chama a atenção para os três membros da Divindade?” “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mt 28:19). “As pessoas devem ser batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A conversão é obra da trindade.”

“Três pessoas da Trindade foram mencionadas quando Jesus instruiu sobre o batismo dos novos cristãos. Na verdade, essa ‘fórmula’ batismal ainda é usada na maioria dos batismos cristãos. A pessoa que escolhe seguir Jesus é batizada no ‘nome’ (singular, não plural, em grego), embora três pessoas sejam incluídas. Três seres divinos são vistos como um.”

“No batismo de Jesus, as três pessoas da Trindade apareceram juntas. Leia a descrição desse batismo em Marcos 1:9-11 [‘Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.’]. Ele menciona os céus ‘se abrindo’ (v. 10, NVI). A expressão teria sido mais bem traduzida como ‘rasgarem-se’ (RA). Marcos chamou a atenção para os três membros da Trindade divina, em uma incrível revelação de Deus, que afetou até a própria natureza.”

“Assim como aconteceu com Jesus, a obra do Espírito Santo foi atribuída às ações de Deus e está com elas relacionada. Considere as seguintes descrições das ações do Espírito Santo:”

“1. Ao anunciar o nascimento de Cristo, o anjo disse a Maria que seu Filho seria chamado ‘santo’, porque o Espírito Santo viria sobre ela (‘Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. Luc. 4:18).”

“2. Jesus afirmou que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, ungindo-O para pregar (O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,’ Lc 4:18).”

“3. Ele também declarou que estava expulsando demônios pelo Espírito de Deus (‘Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.’ (Mt 12:28).”

“4. O Espírito, que deve continuar a obra de Cristo depois de Sua partida, é o outro Consolador, da mesma natureza (‘E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,’ Jo 14:16).”

“5. Jesus soprou o Espírito Santo sobre Seus seguidores (‘E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.’ Jo 20:22).”

“6. Os novos cristãos terão o Espírito Santo habitando em seu coração (‘o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.’ Jo 14:17) e também terão a mente de Cristo (logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.’ Gl 2:20; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;’ (Cl. 1:27).”

“Cristo e o Espírito Santo estão intimamente ligados, um com o ministério do outro. Além disso, há referências bíblicas que identificam o Espírito Santo como Deus. Leia Atos 5:1-11 [‘Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.’]. Como esse incidente nos ajuda a compreender a divindade do Espírito Santo?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 03 de janeiro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos