Cuidando da criação

Lições da Bíblia.

“A questão de cuidar do meio ambiente não é abordada na Bíblia de forma específica e aberta. Naturalmente, há muitas questões específicas das quais a Bíblia não trata. O que a Bíblia faz, muitas vezes, é nos dar princípios que devem ser aplicados a todas as áreas da vida, que incluem a questão do meio ambiente.”

“3. Com base no princípio do amor, qual deve ser nossa atitude em relação ao meio ambiente, visto que o mau uso dos recursos pode prejudicar a vida dos outros?” “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mat. 22:37-40). “Se amamos a Deus não destruímos a natureza que Ele criou; se amamos nosso próximo não destruímos a natureza que lhe proporciona vida e da qual ele se alimenta.”

“No começo da Bíblia, são dadas indicações de que o ser humano foi chamado para ser mordomo do que Deus tinha dado a Adão na Terra. Embora o contexto seja muito específico, é difícil ver por que esse mesmo princípio não deve permanecer.”

“4. Originalmente, como a humanidade devia se relacionar com a Terra?” “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gên. 2:15). “O ser humano devia cultivar e cuidar do jardim do Éden.”

“Observe a relação de reciprocidade. Deus criou este belo ambiente para o homem, que o recebeu como um presente. Veja também como Adão devia se relacionar com o ambiente. Ele devia cultivá-lo e guardá-lo. A palavra traduzida como ‘guardar’ vem da raiz hebraica smr, que significa ‘cuidar’, ‘preservar’ ou ‘proteger’. Assim, desde o início, mesmo no mundo anterior ao pecado, Adão foi chamado para ser mordomo do ambiente em que foi colocado. Deus não lhe disse que ele devia explorá-lo, usá-lo para seus propósitos egoístas, nem para tirar dele tudo o que pudesse. Em vez disso, ele foi orientado a cultivá-lo e protegê-lo.”

“Que razão poderíamos ter para acreditar que esse princípio foi alterado? Na verdade, se Adão foi chamado a fazer isso no mundo antes da entrada do pecado, quanto mais importante seria a boa administração do mundo depois que ele foi arruinado pelo pecado?”

“Você tem consciência das preocupações ambientais? Você realmente se importa com esse assunto? Qual é a importância disso para você?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 21 de fevereiro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos