O sábado em Êxodo

Lições da Bíblia.

“3. O que o Senhor nos pede que façamos, e que razão é dada para atender esse pedido?” Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxo. 20:8-11). ”Trabalhar seis dias e santificar o sábado, seguindo o exemplo de Deus.”

“Todas as pessoas da família, incluindo cada servo, de ambos os sexos, a classe trabalhadora juntamente com o ‘patrão’, devem descansar ao mesmo tempo. O sábado é o grande equalizador, o libertador de todas as desigualdades na estrutura social. Diante de Deus, todos os seres humanos são iguais, e o sábado é a maneira única de revelar essa verdade fundamental, especialmente em um mundo tão dominado por estruturas de classe que colocam vários grupos ‘acima’ ou ‘abaixo’ dos outros.”

“Este mandamento é também uma unidade literária cuidadosamente estruturada:”

“A. Introdução: ‘Lembra-te do dia de sábado, para o santificar’ (v. 8).”

“B. Mandamento: ‘Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra’ (v. 9).”

“C. Motivação: ‘Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus’ (v. 10).”

“B1. Mandamento: ‘Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas...’ (v. 10b, NVI).”

“C1. Motivação: ‘Porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e... descansou...’ (v. 11).”

“D. Conclusão: ‘Por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou’ (v. 11b).”

“(A). Contém, como uma declaração de introdução, o princípio essencial do mandamento do sábado como um todo.”

“(B). Apresenta o mandamento positivo de se envolver no trabalho em seis dias da semana.”

“(B1). Comunica o correspondente mandamento proibitivo de se abster de todo trabalho no dia de sábado, incluindo a aplicação abrangente para toda a família. Até mesmo os animais domésticos, bem como todos os convidados em casa, estão incluídos.”

“(C) e (C1). Provê a motivação para os mandamentos; (C) Reconhece o fator tempo na sequência de seis dias/sétimo dia, enfatizando que ‘o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus.’

“(C1). Contém a sentença de motivação formal com as expressões introdutórias pois ou porque. Apresenta a motivação detalhada com base nos seis dias de trabalho do Senhor e Seu descanso no sétimo dia, estabelecendo sua origem diretamente no primeiro sábado da semana da criação.”

“(D). É uma sentença independente, começando com a expressão por isso (ou portanto) e também formando a conclusão. As últimas palavras do mandamento, ‘e o santificou’, correspondem à exortação do princípio inicial.”

“(A). ‘Para o santificar.’ As sentenças da introdução e da conclusão estão ligadas à santidade que Deus conferiu ao sábado em Gênesis 2:3.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 13 de fevereiro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote