Sábado e meio ambiente

Lições da Bíblia.

“5. Qual é a influência da ganância humana na questão do cuidado com a criação e da exploração do meio ambiente?” “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.” (Prov. 27:20). “Os olhos do homem, ou seu coração ganancioso e pecador nunca estão satisfeitos com o que têm. Por isso o homem explora e destrói o ambiente.”

“Como afirma a declaração da Igreja sobre o cuidado da criação, parte da razão para o problema com o meio ambiente hoje se deve ao ‘ao egoísmo humano e à egocêntrica atividade para obter mais e mais por meio do aumento da produtividade, do consumo ilimitado e do esgotamento de recursos não renováveis.’ Em outras palavras, as pessoas querem mais e mais, e o único lugar do qual podem tirar é, basicamente, a Terra. No entanto, utilizar os recursos naturais não é o problema. Ao contrário, o problema é que, não importa o quanto uma pessoa obtenha, nunca é o suficiente. Qual foi a última vez que você ouviu alguém dizer que tinha dinheiro suficiente, independentemente do tamanho de sua riqueza?”

“Em meio a tudo isso, Deus deu à humanidade a dádiva do sábado.”

“6. Interromper o trabalho, cessar os esforços para ganhar dinheiro e fazer negócios pode beneficiar o meio ambiente? Pense na guarda do sábado especialmente no contexto do cuidado da criação.” “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxo. 20:8-11). “Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixes e toda sorte de mercadorias, que no sábado vendiam aos filhos de Judá e em Jerusalém. Contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Acaso, não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda trazeis ira maior sobre Israel, profanando o sábado. Dando já sombra as portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que se fechassem; e determinei que não se abrissem, senão após o sábado; às portas coloquei alguns dos meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.” (Nee. 13:16-19). “O descanso semanal renova a saúde e a vida dos animais, trabalhadores e patrões; a cada sete anos o solo também descansava (Êx 23:10, 11).”

“Certamente, o sábado está relacionado com a lembrança de que Deus criou o mundo (o que deve nos conscientizar sobre a maneira de tratá-lo), mas também significa descansar da luta para ganhar dinheiro. Devemos guardar o sábado, propositadamente separando um sétimo de nossa vida a cada semana, sem exceção, e não buscando riqueza, dinheiro e bens. Com isso, não apenas temos um poderoso lembrete semanal de que a vida não é apenas ganhar dinheiro, mas também estamos, muitas vezes, nos abstendo do tipo de atividades que, em demasia, prejudicam a Terra.”

“A guarda do sábado tem sido um meio de ajudar a conter sua ambição e desejo de obter mais? A sedução do dinheiro tem tentado você a transgredir o sábado?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quarta-feira 22 de fevereiro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

  1. Queridos, a lição audio do dia 22 está com problemas, está a emitir a lição do dia anterior (21)

    Terêncio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva a sua opinião sobre o tema.

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos